Empresas

Coimbra perde terreno na indústria dos brinquedos

Notícias de Coimbra com Lusa | 11 minutos atrás em 12-12-2025

Imagem: depositphotos.com

Um terço das empresas de jogos e brinquedos estão situadas em Lisboa, e embora tenham um peso de exportações elevado (62,2%), 31% dos fabricantes iniciaram atividade há mais de 25 anos, segundo a Iberinform.

Segundo a informação divulgada hoje, a fabricação de jogos e brinquedos tem registado um crescimento significativo na faturação nos últimos anos, com um aumento de 52% no volume de negócios e uma descida de 6,2 pontos percentuais nas exportações, em 2024.

PUBLICIDADE

publicidade

As empresas deste ramo estão maioritariamente localizadas em Lisboa (33%), Porto (27%), Aveiro (11%), Setúbal (6%) e Coimbra (4%). Os restantes concelhos totalizam 19% das empresas do setor.

PUBLICIDADE

A maioria dos fabricantes são microempresas (78%) e pequenas empresas (14%), que em conjunto representam 92% do setor. Apenas 8% das empresas são de média dimensão.

O setor caracteriza-se por uma dimensão reduzida, com apenas 52 empresas a operar em território nacional, onde perto de um terço opera há mais de 25 anos, sendo que 34% das empresas iniciaram atividade há cinco anos ou menos.

Em 2024, verificou-se uma redução nos prazos médios de pagamentos médios a fornecedores, de 58 para 41 dias, assim como no prazo médio de recebimentos, que passou de 65 para 51 dias.

A Iberinform é a filial da Crédito y Caución que oferece soluções de gestão de clientes para as áreas financeiras, de marketing e internacional.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE