Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Educação

Coimbra perde liderança das escolas com melhores médias nos exames do secundário

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 09-11-2013

 Todos os distritos tiveram uma média negativa nos exames do 12º ano, devido ao agravamento das notas que, no ano anterior, tinham permitido a metade das regiões chegar à média positiva.

PUBLICIDADE

Ao contrário da média interna dos alunos, que em todos os distritos ronda os 13 valores, a nota média dos exames foi sempre negativa. Apenas os distritos de Lisboa e Coimbra ficaram a menos de uma décima da positiva.

Segundo uma análise feita pela agência Lusa aos dados disponibilizados pelo Ministério da Educação e Ciência, as médias têm vindo a descer nos últimos anos.

PUBLICIDADE

publicidade

Em 2010/2011, sete distritos tiveram média negativa. No ano seguinte, subiram para dez os distritos com média negativa e agora, os números mostram que, no passado ano letivo, nenhum dos 18 atingiu a positiva, acontecendo o mesmo nas regiões autónomas e nas escolas portuguesas no estrangeiro.

O distrito onde se realizaram mais provas no final do passado ano letivo foi o que ficou mais próximo de chegar à positiva: Em Lisboa, a média das 41.796 provas foi de 9,98 valores. No ano anterior, os 40.419 exames tiveram uma média de 10,5 valores.

PUBLICIDADE

Lisboa e Coimbra trocam de lugares no ranking. Coimbra, que no ano passado era o distrito com melhor média, fica agora em segundo lugar com 9,95 valores nos 8726 exames realizados.

No distrito do Porto, os 36.405 exames realizados por alunos do 12º ano tiveram uma média de 9,73 valores, seguindo-se Leiria, Braga e Aveiro.

Os restantes distritos, com uma média inferior a 9,7 valores e por ordem decrescente, são: Viana do Castelo, Santarém, Castelo Branco, Viseu, Beja, Faro, Setúbal, as ilhas da Madeira e dos Açores, Vila Real, Évora, Bragança, Guarda e Portalegre.

As médias negativas podem justificar-se pelo facto de haver muito mais alunos a fazer exames às disciplinas em que habitualmente têm piores resultados.

No exame de Português, por exemplo, apenas os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Santarém conseguiram este ano obter média positiva. Todos os outros ficaram abaixo dos dez valores.

Todos os distritos tiveram média negativa a Biologia e Geologia, assim como a Física e Química, cada uma das provas com cerca de 30 mil exames realizados. Já a Matemática A, com mais de 31 mil exames realizados, apenas os alunos de Coimbra, Leiria e Lisboa conseguiram resultados médios positivos.

As escolas portuguesas no estrangeiro, que costumam estar no final das tabelas, surgem este ano mais bem classificadas, ficando em 17º lugar, à frente dos distritos de Évora, Bragança, Guarda e Portalegre, que surge em último lugar com uma média de 8,68 valores.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com