Cidade

Coimbra Participa: apresentação de propostas até 16 de abril

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 10-03-2020

O prazo para a apresentação de propostas à terceira edição do Orçamento Participativo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra já está em curso e termina no dia 16 de abril. “Coimbra 2027: candidatura a Capital Europeia da Cultura” é o tema desta edição e o objetivo da autarquia é utilizar este instrumento de participação pública para envolver ativamente a comunidade no processo de candidatura. A dotação global é de meio milhão de euros, distribuídos equitativamente pelo Coimbra Participa e pelo Coimbra Jovem Participa, e as propostas devem ser apresentadas através da plataforma coimbraparticipa.cm-coimbra.pt.

PUBLICIDADE

Já podem ser apresentadas propostas à terceira edição do Orçamento Participativo do Município de Coimbra. Os objetivos passam por receber propostas capazes de gerar novos públicos, revitalizar espaços do concelho, suscitar e aumentar o conhecimento da cidade e a circulação de informação, contribuir para a autoestima e o bem-estar dos seus habitantes, mas revelando sempre a dimensão europeia de Coimbra.

Qualquer cidadão que resida, estude ou trabalhe em Coimbra e tenha mais de 14 anos pode participar, sendo que o Coimbra Participa é destinado aos cidadãos com idade superior a 30 anos, enquanto o Coimbra Jovem Participa é dirigido aos jovens com idades entre os 14 e os 30 anos. As propostas devem ser submetidas, via plataforma ou nos Encontros Participativos, até ao dia 16 de abril, para depois serem analisadas pela Comissão Técnica até 15 de maio. 

PUBLICIDADE

Os Encontros Participativos – que visam permitir a participação de todos os cidadãos, especialmente aqueles com maior dificuldade de acesso a meios digitais – têm hoje início, pelas 21h00, na sede da Loucomotiva, em Taveiro. Seguem-se encontros em Almalaguês (dia 16 de março, 21h00, na Associação Herança do Passado), em Eiras (dia 24 de março, pelas 19h00, na Cooperativa de Habitação Semear Relvinhas) e em Coimbra (dias 7 e 8 de abril, respetivamente às 18h30 na Casa Municipal da Cultura e às 19h no Salão Brazil). E falta ainda a data, que será divulgada posteriormente, de uma sessão dirigida às escolas secundárias, que irá decorrer no Conservatório de Música de Coimbra.

Depois das propostas analisadas, segue-se o período de reclamações, que vai de 16 a 25 de maio, e o período de decisão sobre as reclamações, de 26 a 1 de junho. A fase de votação decorre de 2 de junho a 2 de julho, sendo que durante este período, mais precisamente na segunda semana de junho, vai ser realizada a apresentação pública das propostas que vão a votação. A votação é feita por voto eletrónico, na plataforma (https://coimbraparticipa.cm-coimbra.pt/), e o processo será validado pelo número do Cartão de Cidadão. A autarquia disponibilizará também outros pontos de acesso para votação, como, por exemplo, na Divisão de Atendimento e Apoio aos Órgãos Municipais da CM Coimbra, na Casa Municipal da Cultura, na Loja do Cidadão e na bilheteira do Convento São Francisco. No dia 4 julho, será feita a apresentação pública dos projetos vencedores.

PUBLICIDADE

publicidade

Estas e outras informações sobre o Coimbra Participa e o Coimbra Jovem Participa podem ser consultadas na plataforma.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE