Saúde

Médicos do Centro e Ageing@Coimbra lembram a importância dos modelos de prevenção do envelhecimento  

Notícias de Coimbra | 7 meses atrás em 28-09-2023

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), no âmbito da Dia Internacional do Idoso, defende uma atenção redobrada para modelos de prevenção e terapia de doenças relacionadas com o envelhecimento. Os números são expressivos: Vinte e quatro por cento da população portuguesa já tem 65 anos ou mais, razão pela qual são necessárias medidas que mitiguem os graves problemas que os mais idosos enfrentam.

PUBLICIDADE

Precisamente no dia 1 de outubro, a SRCOM, através do Gabinete de Envelhecimento, e o consórcio Ageing@Coimbra desenvolvem diversas iniciativas no Parque Verde do Mondego (margem direita do rio), em Coimbra. Entre o Pavilhão Centro de Portugal e a Ponte Pedro e Inês (pedonal), das 10h30 às 17h30, em quatro espaços distintos e em simultâneo, irão decorrer múltiplas atividades, desde a avaliação de estilos de vida saudável (nutrição, saúde mental, exercício físico, sono, saúde e longevidade), demonstração de boas práticas e projetos em curso, interação tecnológica (apresentação de projetos inovadores europeus e de boas práticas na área da Saúde e das tecnologias digitais) e um espaço com palco onde irão decorrer as seguintes atividades (cf. cartaz).

Para o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, esta é uma iniciativa fundamental no âmbito da literacia em Saúde. “O envelhecimento da população em Portugal convoca-nos para uma perspetiva em que podemos intervir mais diretamente nas vida das pessoas, de forma a contribuir para melhores índices de bem-estar. Temos a missão de, na teoria e na prática, recomendar exercício físico, uma alimentação equilibrada reforçando também a importância da atividade social”.

PUBLICIDADE

Afirma ainda Manuel Teixeira Veríssimo: “A Ordem dos Médicos do Centro pretende envolver cada vez mais pessoas nos bons exemplos e nas boas práticas. O envelhecimento ativo e saudável é um bom investimento, para nós, cidadãos, e para o País.

“Desde que o Ageing@Coimbra se constituiu como rede de apoio para a Saúde ao longo da vida e longevidade que tem como objetivo levar as boas práticas aos cidadãos, o que inclui a promoção de estilos de vida saudáveis. Com o desafio que a Ordem dos Médicos nos colocou, para chegar mais próximo dos cidadãos, cumprimos, também assim, a nossa missão”, declara João Malva, coordenador do Ageing@Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

O evento, a realizar este domingo, conta com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, Universidade de Coimbra, Instituto Pedro Nunes, Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra, Projeto VirtuALL, Gripwise, Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, Companhia Bonifrates, Laboratório de Envelhecimento de Ílhavo, Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho, Centro Comunitário de Desenvolvimento e Solidariedade Social de Coimbra.

Todas as atividades são abertas à comunidade.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE