Coimbra

Coimbra oferece visita guiada a fontes e chafarizes da cidade

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 25-04-2019

As fontes e chafarizes de Coimbra são o tema da próxima visita guiada da iniciativa ‘Roteiros de Coimbra’, que, promovida pela Câmara Municipal, “pretende sensibilizar o visitante para um património edificado menos conhecido da cidade”.

PUBLICIDADE

Agendada para 30 de abril, como habitualmente às 15:00, e tendo como ponto de partida o Largo D. Dinis, na Alta da cidade, esta visita “tem por objetivo dar a conhecer e valorizar um património de excecional qualidade existente em Coimbra, cujos elementos decorativos e localizações privilegiadas, devem ser valorizadas quanto à sua importância patrimonial”, sustenta a autarquia.

PUBLICIDADE

Além de permitirem o fornecimento de água à população e de contribuírem para “o enobrecimento dos espaços onde estavam inseridas”, as fontes “serviam de ponto de encontro”, afirma a Câmara, considerando que “a funcionalidade, o enquadramento histórico e o estilo arquitetónico” fazem com que passem a ser encaradas como mobiliário urbano nas suas diferentes formas e épocas.

“A importância da água como fonte de vida, associada ao simbolismo religioso de purificação contribuiu para que ao longo do tempo e face à expansão demográfica fossem surgindo em Coimbra diversas fontes e chafarizes”, conclui a Câmara de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE