Cidade

Coimbra: Obras de requalificação das ruas Direita e da Nogueira decorrem a bom ritmo

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 13-03-2021

A empreitada de requalificação da Rua Direita e da Rua Nogueira, na Baixa de Coimbra, está em curso e decorrem a bom ritmo. O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, visitou ontem as obras que representam um investimento de cerca de 540.000 euros e integram o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra. Este é mais um dos locais do coração da cidade que a autarquia tem requalificado nos últimos anos, a par da Praça do Comércio, do Terreiro da Erva e da Via Central, entre outros, numa estratégia que pretende impulsionar também os privados a reabilitarem os seus imóveis. 

PUBLICIDADE

Está a decorrer a bom ritmo a obra de requalificação das ruas Direita e da Nogueira, na Baixa da cidade. Uma obra que o presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, visitou ontem e que visa melhorar as acessibilidades, renovar os pavimentos e reformular as infraestruturas de todo o espaço das referidas vias, desde a Praça 8 de Maio até à Rua do Carmo, e que pretende aumentar o conforto para a mobilidade pedonal, através da criação de uma faixa central em granito.

Nesta empreitada, que representa um investimento de 543.395,28 euros, está ainda incluída a renovação da rede de drenagem de águas pluviais; a realização de novas infraestruturas, incluindo a reformulação das redes de abastecimento de energia elétrica e de telecomunicações, enterrando os cabos aéreos, e a rede de distribuição de água. No largo, delimitado pelas ruas João Cabreira e Arco do Ivo, pretende-se ainda plantar uma árvore de fruto.

PUBLICIDADE

O presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, destacou que esta é mais uma intervenção de requalificação do espaço público para dar conforto na mobilidade de quem habita e visita a cidade, mas também para impulsionar a atividade económica. “A requalificação do espaço público é uma forma de induzir à reabilitação urbana, sem ser de forma coerciva”, destacou o autarca, dando como exemplo a Av. João das Regras.

O autarca visitou também as obras que estão em curso para colocar visitável o edifício onde está a Cabeceira da Antiga Igreja de Santa Justa, no Terreiro da Erva. Um edifício adquirido pela CM Coimbra, em 2017, precisamente com o objetivo de preservar este património arqueológico.

PUBLICIDADE

publicidade

Recorde-se que nos últimos anos, a CM Coimbra tem promovido a requalificação de várias ruas e edifícios da Baixa da cidade. Além da Praça do Comércio, também o Terreiro da Erva e a Via Central foram requalificados e vai arrancar brevemente a reabilitação das ruas João Machado, Manuel Rodrigues e Rosa Falcão. Quanto a edifícios, a autarquia reabilitou recentemente três: o Edifício Chiado (Museu Municipal); o novo Centro de Arte Contemporânea de Coimbra; e um imóvel onde vão ser instalados serviços municipais e um posto de turismo na Rua Ferreira Borges. Foram ainda adquiridos o edifício na rua Visconde da Luz, onde foi descoberta uma sala de banhos rituais judaicos (mikveh); o prédio no Largo do Poço, onde está instalado o Salão Brazil; e um prédio na Rua da Sofia, com o objetivo de abrir uma passagem pedonal até ao Pátio de S. Bernardo.

O objetivo desta estratégia é, também, à semelhança do que aconteceu na Av. João das Regras, impulsionar os privados a reabilitarem os seus imóveis.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE