Coimbra

Coimbra: Obras da Praça do Comércio entram na reta final

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 15-02-2021

A empreitada de valorização e revitalização da Praça do Comércio, na Baixa de Coimbra, entrou na reta final e aproxima-se da conclusão. O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, acompanhado pela vereadora da Cultura e Turismo, Carina Gomes, visitou hoje as obras que representam um investimento superior a meio milhão de euros e integram o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra. Este é mais um dos locais do coração da cidade que a autarquia tem requalificado nos últimos anos, a par do Terreiro da Erva e da Via Central, entre outros, numa estratégia que pretende impulsionar também os privados a reabilitarem os seus imóveis.

PUBLICIDADE

Está em fase de conclusão a reabilitação da Praça do Comércio, um local urbano de grande importância estratégica no enquadramento histórico e turístico da Baixa da cidade. Esta empreitada visa criar mais esplanadas, controlar o acesso automóvel e melhorar o conforto e a segurança do local. O presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, e a vereadora da Cultura e Turismo, Carina Gomes, visitaram esta tarde as obras “na praça mais bonita de Coimbra”, que se espera em breve possa voltar a ter as atividades económicas abertas, bem como as tradicionais atividades culturais e de animação turística, como a Feira das Cebolas e os concertos das Festas da Cidade e do Fim de Ano.

A empreitada está a tornar esta zona mais apetecível para os peões, com a inclusão de árvores, de esplanadas e, sobretudo, do controlo do acesso automóvel. A obra, que representa um investimento de 557.878 euros (IVA incluído), integra o PEDU de Coimbra, está a ser realizada pela empresa Construções Castanheira & Joaquim, Lda., que venceu o concurso público.

PUBLICIDADE

A estratégia passa, assim, pela criação de esplanadas em torno da igreja de S. Bartolomeu; pelo controlo do estacionamento automóvel através da introdução de pilaretes fixos e semiautomáticos, reduzindo a presença de estacionamento permanente no espaço central da Praça; e pelo embelezamento do local, tendo sido plantadas árvores ornamentais de pequeno porte, mais especificamente magnólias. A empreitada, que está na fase final, passou ainda pela substituição ou reaplicação das zonas de lajeado que se encontravam danificadas; a reparação do dreno que contorna o perímetro da Praça; a substituição do material anterior, calcário cinza, por lajetas de granito e o alargamento dos corredores transversais ao atravessamento da Praça; a revisão do sistema de recolha de lixos domésticos; a reparação das luminárias suspensas e a sua adaptação ao sistema de iluminação LED; e a modernização de alguns troços da rede de drenagem através da criação de um sistema de condutas separativas.

Recorde-se que nos últimos anos, a CM Coimbra tem promovido a requalificação de várias ruas e edifícios da Baixa da cidade. Além da Praça do Comércio, também o Terreiro da Erva e a Via Central foram requalificados, está em curso a obra nas ruas Direita e da Nogueira e vai arrancar brevemente a reabilitação das ruas João Machado, Manuel Rodrigues e Rosa Falcão. Quanto a edifícios, a autarquia reabilitou recentemente três: o Edifício Chiado (Museu Municipal); o novo Centro de Arte Contemporânea de Coimbra; e um imóvel onde vão ser instalados serviços municipais e um posto de turismo na Rua Ferreira Borges. Foram ainda adquiridos o edifício na rua Visconde da Luz, onde foi descoberta uma sala de banhos rituais judaicos (mikveh); o prédio no Largo do Poço, onde está instalado o Salão Brazil; e um prédio na Rua da Sofia, com o objetivo de abrir uma passagem pedonal até ao Pátio de S. Bernardo.

PUBLICIDADE

publicidade

O objetivo desta estratégia é, também, à semelhança do que aconteceu na Av. João das Regras, impulsionar os privados a reabilitarem os seus imóveis.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE