Coimbra

Coimbra: Obras condicionam trânsito na Fernão de Magalhães

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 15-02-2021

A empreitada de requalificação do separador central do troço norte da Av. Fernão de Magalhães até à Casa do Sal continua a decorrer a bom ritmo e vai obrigar a novos condicionamentos de trânsito a partir de amanhã, 16 de fevereiro. Na rotunda de acesso à Segurança Social os trabalhos vão obrigar à supressão da via da esquerda e da via interior da rotunda, estando garantida a circulação automóvel pela via exterior da direita. A velocidade de circulação será reduzida para 30km/h.  Os trabalhos deverão terminar, previsivelmente, na quarta-feira.

PUBLICIDADE

A intervenção que se inicia amanhã consiste na remoção do lancil existente na rotunda de acesso à Segurança Social, na Av. Fernão de Magalhães. Uma obra que obriga à supressão da via da esquerda junto aos acessos à rotunda, bem como à supressão da via interior da rotunda. A circulação de veículos irá fazer-se pela via da direita de acesso à rotunda e pela via exterior da rotunda, estando a velocidade condicionada a 30km/h, e será mantida a largura mínima das vias de circulação, de três metros. Os trabalhos terão início amanhã e terminam na quarta-feira, decorrendo no período compreendido entre as 08h00 e as 17h00.

Recorde-se que a intervenção está integrada na obra de requalificação do separador central do troço norte da Av. Fernão de Magalhães até à Casa do Sal, que visa melhorar as condições de segurança na circulação pedonal e criar uma via de acesso direto para veículos de emergência a caminho dos hospitais.

PUBLICIDADE

A obra foi consignada, em agosto passado, à empresa Civibérica – Obras Civis, SA., por 677.764 euros (IVA incluído), com um prazo de execução de 330 dias. A empreitada pretende dar continuidade ao alargamento do lancil central na Av. Fernão de Magalhães, de 2m para 3m, entre a rua Padre Estevão e a Casa do Sal, substituindo-se os atuais lancis de betão com calçadinha por lancis de granito com relva. A intervenção contempla, ainda, a instalação de um sistema de rega, a colocação de novas árvores e a instalação de pavimento podotátil junto às passadeiras.

Na Casa do Sal, que é um ponto de entrada na cidade, mas também um ponto de circulação e permanência de peões – pela sua proximidade à estação ferroviária e pela existência de um jardim para lazer e convívio de crianças –, a intervenção visa eliminar os lugares de estacionamento do separador central – por razões de segurança – e reforçar a componente paisagística com o alargamento da área relvada e a colocação de novas árvores. A circulação pedonal será reforçada em locais mais seguros, como os separadores e os passeios laterais. Será, ainda, criada uma faixa de circulação para veículos de emergência na Casa do Sal, aproveitando a configuração atual do separador central.

PUBLICIDADE

publicidade

A empreitada engloba, ainda, a intervenção na Rua Figueira da Foz – que teve início em novembro passado, com o objetivo de colmatar a ausência de passeio em alguns pontos da rua Figueira da Foz e de alargar, na confluência com a Casa do Sal, no sentido descendente, a faixa da direita que dá acesso à estrada de Coselhas – e a intervenção na estrada de Coselhas, que se encontra em curso e consiste na reformulação e melhoramento do passeio que dá continuidade aos passeios da Av. Fernão de Magalhães e rua Figueira da Foz, com a plantação de árvores e respetivas caldeiras, do lado nascente. A empreitada prevê ainda a reformulação de infraestruturas elétricas e de telecomunicações, trabalhos de rede de drenagem, trabalhos de paisagismo e a execução do passeio em calçada. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE