Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Coimbra: NERC apela ao Governo para que tenha em atenção o futuro do emprego e das empresas

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 06-08-2020

A NERC- Associação Empresarial da Região de Coimbra considera o apoio à retoma progressiva, medida desenhada para suceder ao lay‑off simplificado, como ineficaz para assegurar o futuro e manutenção das empresas e do emprego.

PUBLICIDADE

O novo regime, de acordo com a NERC, vem “apressar as falências”, abrir a porta a despedimentos, aumentar os encargos e retirar flexibilidade à mão-de-obra, já que trava a suspensão dos contratos de trabalho e condiciona a redução dos horárias às quebras de faturação dos empregadores.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo a NERC o futuro a nível das Micro e pequenas empresas e das PMES vai ser muito difícil, especialmente face à lentidão da retoma da atividade económica e à possibilidade de uma segunda vaga da pandemia de coronavírus.

Este regime será menos eficaz na proteção dos postos de trabalho do que o lay-off simplificado. A NERC apela à necessidade de um regime de maior flexibilidade da mão-de-obra, a mais direitos dos empregadores na marcação de férias e a mecanismos alternativos que ajudem a tesouraria dos empregadores, até porque a retoma está a ser mais lenta do que se esperava,

PUBLICIDADE

A crise vai ser muito mais prolongada que o previsto e as alterações que foram decididas pelo governo não vão no sentido de salvar empregos, vão complicar a vida das empresas e tornar a sobrevivência das empresas complicada. “As empresas assim vão ter que despedir pessoas“.

Para a Direção da NERC, mais do que lay-off o País precisa de um apoio à retoma com um grande programa de LAY-IN que apoie claramente as empresas e o emprego, de uma maneira que motive a ignição e a aceleração das empresas no mercado em que o governo tem de apostar.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com