Coimbra

Coimbra: Museu da Água comemora Noite Europeia e Dia internacional dos Museus com visita virtual

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 14-05-2021

A assinalar a Noite Europeia dos Museus, que se assinala a 15 de maio, e o Dia Internacional dos Museus, que se comemora três dias depois (18 de maio), o Museu da Água, da Empresa Municipal Águas de Coimbra, convida os visitantes a usufruírem de nova experiência interativa, disponível em museudaaguacoimbra.pt

PUBLICIDADE

Um dos grandes desafios para o Museu da Água, atualmente, é estimular o envolvimento do público na sua programação, apesar das restrições impostas pela pandemia. O Museu da Água – visita virtual permite a descoberta, em ambiente digital, de alguns espaços, como é o caso da Sala de Exposições, onde estão disponíveis duas mostras – “SEM CHÃO” e “AMNION” –; da Sala Oficina, onde se encontra um conjunto de vídeos que exibem algumas atividades que são, frequentemente, realizadas em contexto de visita; ou a Esplanada do Rio com uma vista fabulosa.

Esta ferramenta não só permite chegar a um maior número de pessoas como possibilita, também, disponibilizar um conjunto de recursos que podem servir de apoio ao trabalho em sala de aula.

PUBLICIDADE

O Dia Internacional dos Museus, criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), celebra-se anualmente a 18 de maio. Este ano, o ICOM destacou como tema específico “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, numa perspetiva de estimular os museus, os seus profissionais e as comunidades a criar, imaginar e partilhar novas práticas culturais e soluções inovadoras para os desafios atuais.

Para assinalar a data, o Museu da Água de Coimbra, da empresa municipal Águas de Coimbra, convida a visitarem, no horário das 14h00 às 18h00, a exposição, “MERGULHO E HIPNOSE”, composta por um conjunto de obras da coleção Norlinda e José Lima e a participarem, pelas 16h30, na atividade de promoção e leitura do conto “Se eu fosse uma árvore”, de Milu Loureiro. A ilustração do livro é feita com retalhos de tecidos que nos convidam a recuperar e a reinventando formas singelas de partilhar sentimentos, emoções, desejos e sonhos, de essência empática, humanista e ecológica.

PUBLICIDADE

publicidade

O Museu da água de Coimbra, neste momento, está aberto ao público de terça a sexta-feira, no horário das 14h00 às 18h00, e ao sábado e domingo no horário das 10h00 às 12h30. É obrigatório o uso de máscara e, para acautelar as distâncias de segurança, foi criado um percurso de circulação. A lotação do espaço foi reduzida para o máximo de cinco pessoas em simultâneo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE