Saúde

Coimbra: Mostra das Especialidades ajuda jovens médicos a definir futuro (com vídeo)

Zilda Monteiro | 2 anos atrás em 17-10-2022

Mais de 100 médicos participam na Mostra de Especialidades Médicas (mostrEM), que começou esta segunda-feira, no Hotel D. Luís, em Coimbra, e que integra também o IV Encontro do Internato Médico.

PUBLICIDADE

Organizado pelo Conselho Nacional do Médico Interno, em colaboração com os Conselhos Regionais Norte, Centro e Sul da Ordem dos Médicos, este evento prolonga-se até à próxima quinta-feira (20 de outubro) e pretende auxiliar os jovens médicos internos no processo de escolha de especialidade (formação específica).

Os três primeiros dias vão ficar marcados pela partilha de experiências no âmbito da mostra. Os colegas mais experientes vão apresentar os programas e os aspetos práticos, assim como vão responder também a dúvidas sobre cada uma das especialidades. Segue-se depois, na quinta-feira, o IV Encontro do Internato Médico da Região Centro.

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com Carlos Cortes, presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), “vários internos de 48 especialidades irão apresentar aquilo que é a sua especialidade”, promovendo o diálogo e a troca de opiniões num momento “fundamental” para o futuro destes jovens médicos, uma vez que “a especialidade médica é algo que acompanha o médico até ao final da sua vida”.

Carlos Cortes realça que a SRCOM “é a única que organiza anualmente um encontro do internato médico”, o que demonstra a importância que esta secção dá à formação médica e à sua qualidade da formação”. Defende uma formação exigente, que considera “absolutamente essencial para termos bons especialistas”.

PUBLICIDADE

Dirigindo-se aos jovens médicos, exortou-os a nunca deixarem de “exigir qualidade da formação médica”, ao mesmo tempo que apelou para que saibam “honrar esta profissão nobre”.

É preciso formar com qualidade os médicos que o país precisa”, sublinhou, lamentando que continuem a ficar médicos fora das especialidades. Considera, por isso, que é preciso que “os médicos que não obtiveram uma especialidade médica possam ser enquadrados de outra forma, nomeadamente aravés de formações de competências médicas, para poderem exercer liderança médica, estar à frente dos departamentos de qualidade das instituições de saúde, fazer um trabalho muito valioso nas comissões de controlo de infeção, estar no papel de auditores de certificações”, entre outras funções onde são “absolutamente fundamentais”.

A Mostra de Especialidades Médicas vai abordar, assim, todas as áreas de especialização médicas, através de testemunhos de internos de formação específica de vários hospitais da região Centro. Para cada especialidade, será apresentado o programa de formação, o perfil da evolução das vagas, o dia-a-dia de um interno, os aspetos tendencialmente positivos ou negativos da especialidade e as perspetivas futuras/carreiras.

Para além disso, em cada dia haverá uma sessão transversal, onde será possível tirar dúvidas comuns relacionadas sobre aspetos regulamentares do internato, analisar percursos alternativos e abordar questões legais relacionados com o internato médico.

Na quinta-feira vai realizar-se o IV Encontro do Internato Médico da Região Centro. Com o tema “Oportunidade na adversidade”, conta com várias sessões ao longo do dia, como “médicos residentes no estrangeiro”, “resolução criativa de problemas”, “exercício da medicina no internato médico”, entre outras.

Veja o vídeo do direto NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE