Coimbra

Coimbra: Medidas para habitação vão ao encontro de “algumas das propostas” dos Municípios Portugueses

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 04-04-2023

As medidas para a habitação, que o Governo apresentou na semana passada, vão ao encontro de algumas das propostas que a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) enviou para melhorar o programa Mais Habitação, disse hoje Luísa Salgueiro.

PUBLICIDADE

“Do que aconteceu na passada semana, vimos que o senhor primeiro-ministro anunciou medidas que iam ao encontro de algumas das propostas que foram enviadas na análise que foi feita ao pacote Mais Habitação”, referiu a presidente da ANMP.

No final de uma reunião do conselho diretivo da Associação, que decorreu em Coimbra, Luísa Salgueiro esclareceu que o tema da habitação não esteve na mesa dos trabalhos de hoje, registando, no entanto, a aproximação do Governo às propostas enviadas há duas semanas.

PUBLICIDADE

“Designadamente nas questões do alojamento local, em que os municípios terão mais condições para tomar as decisões de acordo com a sua própria realidade ou também a aplicação do IMI [Imposto Municipal sobre Imóveis] nos terrenos para construção será em IMI urbano”, concretizou.

Para a presidente da ANMP estas são “decisões favoráveis”, ficando a aguardar que outros temas sejam decididos no Conselho de Ministros agendado para dia 27.

PUBLICIDADE

publicidade

“Aguardamos que sejam tomadas as novas decisões daquilo que constava do nosso parecer, quando apreciámos o pacote como um todo. Portanto, diria que não houve nenhuma novidade que contrariasse as propostas da Associação e todas as que vieram foram ao encontro daquilo que eram as nossas posições”, apontou.

A ANMP enviou ao Governo, há cerca de duas semanas, um conjunto de contributos para melhorar o programa Mais Habitação, de forma a “responder às reais necessidades do país”.

Na altura, Luísa Salgueiro destacou quatro contributos relacionados com a vida das autarquias.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE