Cidade

Coimbra Marca em 1º lugar no Centro

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 20-04-2016

Coimbra volta a ser a melhor marca municipal da Região Centro, nesta nova edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking © 2016, documento que avalia a performance da marca e a atratividade dos 308 municípios portugueses nas categorias Turismo (Visitar), Negócios (Investir) e Talento (Viver) e que pode ver aqui.

universidade

PUBLICIDADE

Este é o terceiro ano em que Coimbra se encontra na liderança do Ranking relativo à Região Centro, vencendo nas três categorias: Negócios, Visitar e Viver.

Líder regional nas três categorias, é seguida de Aveiro, que este ano ocupa o segundo lugar, ultrapassando Leiria.

Aveiro volta agora ao segundo lugar da tabela, depois de, no ano passado, ter descido para a terceira posição, atrás de Leira. Atualmente, a situação inverte-se e Aveiro volta a surgir em segundo lugar, resultado de um desempenho bastante consistente em cada uma das categorias.

Leiria desce uma posição relativamente ao ano passado graças ao abrandamento do seu desempenho na categoria Visitar, que a coloca na 7ª posição dessa categoria a nível regional.

unnamed

PUBLICIDADE

publicidade

O Top 25 regional regista algumas alterações: os municípios de Águeda e Abrantes sobem duas e uma posição, situando-se agora, respetivamente, em 17ª e 21ª posição. Já Ovar e Óbidos registam uma alteração no sentido oposto, descem três e dois lugares, ocupando, assim, a 13ª e a 16ª posição. Este ano, Ílhavo perde quatro posições e é trocado por Lousã que entra a primeira vez para o Top 25.

A nível dos resultados que dizem respeito à Digital Demand – D2© (procuras online por temas dos municípios), especialmente na categoria Viver, os municípios da Região Centro destacam-se bastante e conquistam três posições no Top 10 da mesma variável. Viseu e Torres Vedras, estão 4ª e 5ª posição, respetivamente, tal como aconteceu no ano passado. A Figueira da Foz, ocupa este ano o 6º lugar no Top 25 Nacional.

A região Centro representa 32,4% dos municípios do país e denota relevância no panorama nacional, no entanto não é fácil destacar-se nas primeiras posições do Ranking. Aveiro sobe para 2ª lugar, este ano, no Top 10 e volta a ocupar a posição que tinha no período homólogo de 2014.

A Figueira da Foz, ascende três posições no Top deste ano, mas é o município da Nazaré que se demarca claramente pela notável subida de doze posições, ocupando agora o 8º lugar no Ranking Regional.

O município de Leiria foi ultrapassado por Aveiro e perde a 2ª posição, lugar que ocupava no ano passado, o que representa a mais significativa descida do Top.

A Covilhã e as Caldas da Rainha desceram para as posições 9ª e 10ª, respetivamente, perdendo duas e três posições.

Baseando-se em fatos concretos, tais como o desempenho e o crescimento económico das cidades, dormidas, procuras e desempenho nas redes sociais, entre outros, o Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking © 2016 mede a eficácia da estratégia de gestão da marca de cada município, separadamente. A análise dos dados objetivos é acompanhada pela avaliação de dados subjetivos que medem o impacto económico da estratégia de gestão de marca de cada município

A Bloom Consulting baseia este seu estudo anual, Portugal City brand Ranking© no seu algoritmo proprietário.

Foram consideradas três variáveis na formação deste algoritmo. Os resultados finais deste ranking não só medem as percepções sobre um município, mas também classificam o desempenho da sua marca de uma forma tangível e realista nas três dimensões (Negócios, Visitar e Viver).

O algoritmo é composto por três variáveis utilizadas para analisar o sucesso da marca dos 308 municípios portugueses, bem como o seu desempenho relativo entre eles. Esta metodologia utilizada avalia a variável económica representada por dados estatísticos, a variável da procura, pelas pesquisas on-line captadas mundialmente pela ferramenta Digital Demand – D2© e a variável da performance on-line, que mede o desempenho dos sites e redes sociais de cada município. Desta forma concreta e rigorosa, é possível avaliar o desempenho e a eficácia dos diversos municípios na captação de investidores, turistas e novos residentes. 

Com 12 anos de existência, a Bloom Consulting é uma consultora especializada na análise e desenvolvimento de estratégias de “Country”, “Region” e “City” branding. Tem sede em Madrid e conta com escritórios em Lisboa e São Paulo.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE