Cidade

Coimbra mais iluminada “para dar outro brilho à cidade nesta época festiva”

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 02-12-2018

A iluminação de Natal  em Coimbra foi ligada no último dia de novembro “para dar outro brilho à cidade nesta época festiva”.

PUBLICIDADE

Este ano, para além dos já habituais 25 locais da Baixa e da margem esquerda da cidade, foram incluídos outros sete locais emblemáticos, como a Praça da República, que  recebe uma árvore de Natal com mais de 14 metros de altura.

PUBLICIDADE

publicidade

As luzes instaladas são LEDs de alta intensidade luminosa, mas de baixo consumo energético e “amigas” do ambiente.

Uma estrela com 18,5 metros de altura foi colocada entrada da Ponte de Santa Clara, na margem direita, onde está instalado um pórtico luminoso de 10 metros de altura.

PUBLICIDADE

Várias árvores de Natal embelezam praças e largos da Baixa de Coimbra, com destaque para a árvore de 10 metros de altura que está, como habitualmente, na Praça 8 de Maio.

 O edifício dos Paços do Município tem, mesmo à sua frente, uma instalação de bolas iluminadas, em tamanho gigante, com direito a banco para tirar fotografias alusivas à época ou as típicas “selfies”.

A iluminação de Natal chega, assim, aos lugares do costume – mantendo também a decoração do Mercado D. Pedro V –, mas este ano é ainda mais abrangente, cobrindo sete novos locais: a Praça da República e as rotundas da Casa do Sal, das Lages, da Praceta Mota Pinto (CHUC), da Proteção Civil/CBS (Vale das Flores) e das Palmeiras (Solum).

A Praça da República recebe mesmo a maior árvore de Natal, com mais de 14 metros de altura, que promete dar um novo esplendor a uma das praças mais movimentadas da cidade de Coimbra.

As luzes de Natal vão estar acesas, todos os dias, entre as 17h00 e as 00h00, à exceção dos fins-de-semana e do dia 24 de dezembro, que ficarão ligadas até às 02h00, e da noite do Fim de Ano, em que estarão acesas até às 06h00.

A iluminação de Natal será definitivamente apagada no dia dos Reis, 6 de janeiro, aquando do encerramento das festividades.

As luzes instaladas são LEDs de alta intensidade luminosa, mas de baixo consumo energético. Os elementos a instalar são construídos consoante as normas europeias em vigor, preparados para instalação em interior e exterior com proteção diferencial individual.

A proposta deste ano, escolhida pela CMC, teve em conta o consumo de energia elétrica da instalação, os custos da instalação, o impacto visual dos elementos a instalar, o impacto ambiental e a fácil manutenção durante o período de exploração.

A iluminação de Natal foi entregue à empresa Castros Iluminações Festivas, e representa um investimento de 92.127 euros (IVA incluído).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE