CHUC

Coimbra lidera estrutura nacional com a ambição de alavancar ensaios clínicos

Notícias de Coimbra | 3 meses atrás em 02-04-2024

O consórcio PtCRIN (Rede Portuguesa de Infraestruturas para a Investigação Clínica), cuja sede mudou para Coimbra em março, pretende nos próximos anos alavancar vários projetos de investigação e ensaios clínicos académicos de iniciativa de investigadores portugueses.

PUBLICIDADE

O anúncio foi feito esta tarde, em conferência de imprensa, nos Hospitais da Universidade de Coimbra, sede da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, que é parceira nesta estrutura nacional, juntamente com a Universidade de Coimbra (UC).

“Esta infraestrutura só pode existir com bons alicerces locais [ULS e Universidade de Coimbra]. A PtCRIN vai ter uma gestão associada a Coimbra a trabalhar para o país”, salientou o neurologista João Sargento Freitas, que desde o mês passado dirige aquele organismo, criado há 10 anos.

PUBLICIDADE

Segundo o médico e professor auxiliar na Faculdade de Medicina da UC, a primeira missão “é dar continuidade a todo o ótimo trabalho que já foi feito durante estes anos e estruturar esse trabalho desenvolvido”.

“Depois, dentro dos muitos desafios que temos, porventura o principal, é alavancar ensaios clínicos de iniciativa de investigadores sediados em Portugal”, sublinhou o coordenador da Unidade de AVC da ULS de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Salientando que existem os ensaios clínicos da indústria farmacêutica, “que são muitos importantes”, João Sargento Freitas reconheceu que o “calcanhar da nossa investigação nacional é o ensaio clínico dos investigadores e académicos”.

“Esse será um dos principais desafios, não será o único, e se conseguirmos aqui criar as condições para que a nossa rede de infraestrutura e toda a capacidade intelectual e científica do país consiga dar esse salto para, pelo menos, tentarmos chegar ao nível dos outros países europeus”, frisou.

“O nosso desígnio claro é fomentar os ensaios clínicos nos próximos anos, porque temos muito potencial para o fazer”, acrescentou.

O presidente da ULS de Coimbra, Alexandre Lourenço, referiu que atualmente existem mais de 100 ensaios clínicos naquela estrutura só em área hospitalar, mas que “a grande pecha é de ensaios de iniciativa do investigador”.

“Para oferecermos melhores cuidados de saúde temos de ter mais investigação, que gera também riqueza e mais postos de trabalho”, realçou o administrador.

Na conferência de imprensa participaram ainda a ex-coordenadora do PtCRIN, Emília Monteiro, o diretor da Faculdade de Medicina da UC, Carlos Robalo Cordeiro, e o médico e investigador Tiago Alfaro, que integra a equipa de João Sargento Freitas.

O PtCRIN é uma estrutura nacional de atração, implementação e gestão de ensaios clínicos de iniciativa de investigadores multinacionais, que esteve nos últimos 10 anos sob coordenação da académica e investigadora Emília Monteiro, da Universidade Nova de Lisboa.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE