Cidade

Coimbra é líder indiscutível da Região Centro

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 04-04-2017

Coimbra mantém-se como o município líder da Região Centro, apresentando os melhores resultados nas dimensões de Negócios, Visitar e Viver.

PUBLICIDADE

convento_01

Num ano em que assistimos a uma luta acesa pelo 2º lugar entre Aveiro e Leiria, Coimbra mantém inalterada a sua posição no âmbito da região, subindo ainda um lugar nos Negócios no contexto nacional.

PUBLICIDADE

publicidade

«É um orgulho para nós perceber que este ranking começa a consolidar o seu espaço nas agendas de instituições que têm como objetivo perceber o impacto das suas estratégias e ações nas categorias de Negócios, Visitar e Viver. A publicação do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© 2017 representa a importância de continuar a medir o impacto da marca de cada município com indicadores que representem a verdade deste impacto através de dados estatísticos concretos e atualizados considerando variáveis quer tradicionais quer inovadoras.», explica Filipe Roquette, diretor geral da Bloom Consulting em Portugal.

Coimbra mantem a liderança neste Ranking da Região Centro de Portugal, demonstrando ter a marca mais forte e consolidada para Negócios, Turismo e Talento. Aveiro, que o ano passado superou Leiria, consegue manter o 2º lugar pela margem mínima, uma vez que o município de Leiria registou uma subida nas dimensões de Negócios e Viver, em que é agora a segunda força da região.

PUBLICIDADE

Viseu e Torres Vedras fecham o Top 5, imunes às subidas e descidas na região. Viseu perdeu 3 lugares na dimensão Visitar, mas não foi suficiente para abrir mão do 4º lugar do Centro. Observando os lugares cimeiros, destaque para as subidas de Caldas da Rainha, Peniche, Óbidos, Tomar, Fundão, Torres Novas e Ílhavo, sendo que estes últimos dois estavam abaixo do Top 25 na edição anterior. No reverso da medalha estão a Lousã e Mangualde, que saem deste cenário.

A par da Madeira e do Norte, a Região Centro consegue registar uma subida de pontuações médias dos municípios em todas as dimensões em análise. Apesar desta pontuação média relevante, assistimos a uma diminuição da quota do Centro no panorama nacional, em que as procuras online, prestação no Twitter e Website sofreram baixas consideráveis.

No entanto, como ponto positivo, houve uma subida na prestação do Facebook dos municípios da Região Centro, mantendo-se como a 2ª região do país com melhores resultados, atrás do Norte.

image008

O Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© 2017 mede a performance da marca de cada município, perante os seus públicos-alvo. Baseia-se em fatos concretos, que incluem o desempenho económico, turístico e social dos municípios, desempenho na comunicação através dos seus sites e redes sociais, e capacidade de atrair procuras online por todo o mundo. Um algoritmo matemático analisa todas as variáveis e dita uma classificação para cada município.

A Bloom Consulting baseia este seu estudo anual, Portugal City Brand Ranking© no seu algoritmo proprietário. Foram consideradas variáveis relacionadas com as três dimensões (Negócios, Visitar e Viver) na formação deste algoritmo. Os resultados finais deste ranking não só medem as perceção sobre um município, mas também classificam o desempenho da sua marca de uma forma tangível e realista.

O algoritmo é composto por três variáveis-chave utilizadas para analisar o sucesso da marca dos 308 municípios portugueses, bem como o seu desempenho relativo entre eles. Esta metodologia utilizada avalia a variável económica turística e social, representada por dados estatísticos, a variável da procura, pelas pesquisas online captadas pela ferramenta Digital Demand – D2© e a variável da performance on-line, através dos sites e redes sociais de cada município. Desta forma concreta e rigorosa, é possível avaliar o desempenho e a eficácia dos diversos municípios na captação de investidores, turistas e novos residentes.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE