Coimbra

Coimbra leva instituições e empresas ao Portugal Smart Cities Summit 2021

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 15-11-2021

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai participar no Portugal Smart Cities Summit 2021, o maior evento nacional sobre cidades inteligentes, que se realiza na Feira Internacional de Lisboa (FIL), de 16 a 18 de novembro. A autarquia vai juntar no seu expositor (Pavilhão 2| 2CO2), pela primeira vez, a Universidade de Coimbra (UC), o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), o Instituto Pedro Nunes (IPN), bem como outras instituições e empresas de referência da cidade na área da tecnologia, inovação e desenvolvimento sustentável. O programa prevê, para o primeiro dia, a presença do presidente da Câmara, José Manuel Silva, e a apresentação do projeto #CoimbraCityLab. Já no último dia, destaque para o concurso de tempos a realizar no simulador de corridas do stand e para a presença do piloto internacional Filipe Albuquerque.  

PUBLICIDADE

A inauguração do Portugal Smart Cities Summit 2021 acontece amanhã, pelas 10h00, e vai contar com a presença do presidente da CM Coimbra, José Manuel Silva. O edil vai participar como orador no primeiro painel da Cimeira dos Autarcas, subordinado ao tema “Desafios para as Cidades do Futuro”, que decorre a partir das 10h15, logo após a sessão de abertura, realizada pelo ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, e pelo presidente da Fundação AIP, Jorge Rocha de Matos. O vice-presidente, com o pelouro da Inovação, e o vereador do Empreendedorismo, Investimento e Emprego da CM Coimbra, respetivamente Francisco Veiga e Miguel Fonseca, também vão estar presentes no primeiro dia do evento.

A CM Coimbra vai juntar, pela primeira vez, no mesmo espaço, instituições de referência da cidade, tais como UC, IPC e IPN e ainda startups e empresas que trabalham na área das cidades inteligentes. O stand do #CoimbraCityLab vai acolher, assim, durante os três dias, a UC, a UC Business e o Itecons, o IPC e o Inopol, o IPN e a IPN Incubadora, a The Things Network, a Urubu, a The Loop co., o Nest Collective, o Business Center da Torre Arnado e o Crossing. A Praxis e a pastelaria Briosa também vão estar no expositor, promovendo respetivamente a cerveja e a doçaria do concelho. 

PUBLICIDADE

O programa do stand conta, no primeiro dia, com a divulgação do #CoimbraCityLab durante a manhã, um projeto da autarquia que apresenta Coimbra como um laboratório vivo de inovação tecnológica, composto por uma comunidade inteligente que acolhe e apresenta ideias, soluções e respostas na área da transformação digital e da sustentabilidade, promotoras do bem-estar e da qualidade de vida dos cidadãos. A tarde está reservada para a apresentação dos protótipos do FutureCityChallenge, criados no âmbito da The Things Network, uma rede mundial à qual a autarquia aderiu a convite da Critical Software, que tem como objetivo tornar a cidade cada vez mais inteligente e sustentável, otimizando as redes e os serviços tradicionais através da utilização de tecnologias digitais que melhorem o uso dos recursos, uma administração municipal mais ágil e interativa, espaços públicos mais seguros e uma maior sustentabilidade ambiental.

O programa para o segundo dia do evento centra-se no trabalho de networking no âmbito do projeto #CoimbraCityLab. Já no último dia está prevista a realização de um concurso no simulador de corrida de automóveis que vai estar no expositor. O concurso é aberto a todos os visitantes do evento e prevê um prémio para quem conseguir o melhor tempo, entregue pelo piloto internacional Filipe Albuquerque, que vai estar no stand de Coimbra a partir das 15h30.  O anfitrião do dia será o vereador do Desporto da CM Coimbra, Carlos Lopes. 

PUBLICIDADE

publicidade

O Portugal Smart Cities Summit é o maior evento nacional sobre cidades inteligentes e vai decorrer nos dias 16, 17 e 18 de novembro, entre as 10h00 e as 19h00, na FIL. O evento, organizado pela Fundação AIP, assume-se como “o marketplace físico de criação de oportunidades de negócios entre empresas, universidades, associações, startups e municípios, com um objetivo comum de debater o futuro das smart cities e melhorar a vida dos cidadãos”, lê-se no website do evento. Ao todo são três dias de evento, nove conferências e várias dezenas de oradores nacionais e internacionais, pitches, demonstrações, além dos expositores da mostra tecnológica com o que de melhor se faz em Coimbra e em Portugal.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE