Desporto

Coimbra: Judoca Guilherme Silva conquistou Medalha de Bronze na Taça da Europa de Juniores

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 26-03-2023

Guilherme Silva conquistou a Medalha de Bronze no último dia da Taça da Europa de Juniores – Coimbra 2023 que se cumpriu até este domingo, 26 de março, no Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia, em Coimbra. O evento reuniu alguns dos Melhores Jovens Judocas do Mundo, num total de 360 Atletas (148 Femininas e 212 Masculinos), em representação de 22 Países.

PUBLICIDADE

O último dia da competição contou com os Judocas das categorias -48 kg, –52 kg e –57 kg femininas e –81 kg, –90 kg, -100 kg e +100 kg masculinas em ação, incluindo 34 Portugueses (18 Femininas e 16 Masculinos).

Guilherme Silva (-100 kg) estreou-se na primeira ronda, com uma vitória por ‘ippon’ sobre o espanhol Beka Ashadze. Somou o segundo triunfo nos quartos-de-final perante o sueco Lukas Roswall (que viria a vencer a terceira medalha de bronze em Taças da Europa de Juniores), novamente por ‘ippon’. Falhou o acesso à luta pelo Ouro, ao ceder na semifinal contra o italiano Francesco Basso (Vice-campeão Europeu de Cadetes em 2021), sofrendo ‘ippon’ a 1 minuto e 23 segundos do fim do tempo regulamentar. No seu último e derradeiro combate, encontrou o espanhol Roman Cabello. O Judoca Luso adiantou-se no marcador por ‘wazari’ e geriu a vantagem até aos últimos 34 segundos do confronto, altura em que confirmou a vitória por ‘ippon’. Com este resultado, Guilherme Silva conquista a Medalha de Bronze.

PUBLICIDADE

Na categoria -57 kg, Maria Silveira não começou da melhor forma, cedendo na primeira ronda perante a francesa Chloe Deversain, num combate em que pontuou ‘wazari’, mas não conseguiu evitar o ‘ippon’ da gaulesa. Alcançou a primeira vitória na repescagem, eliminando a espanhola Alba Gimenez por ‘ippon’. Voltou a triunfar no confronto seguinte, contra a austríaca Verena Hiben, após um combate equilibrado que terminou com a acumulação de ‘shidos’ da atleta da Áustria. A portuguesa garantiu a presença no Bloco de Finais, ao ultrapassar a polaca Wiktoria Dziob na última ronda das repescagens, após pontuar ‘ippon’ a 2 minutos e 5 segundos do fim. Na luta pelo Bronze, contra a italiana Stefania Solina, sofreu ‘wazari’ e não conseguiu inverter o marcador. Desta forma, Maria Silveira alcança um honroso 5º lugar. 

Recordamos que Portugal terminou o primeiro dia da prova no 7º lugar do ranking entre os 22 países presentes na prova, após a conquista de 3 Medalhas – Tais Pina (Prata), Bernardo Tralhão Fernandes (Bronze) e Maria Colito (Bronze).

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Com os resultados deste domingo, Portugal desce para a 11ª posição, com um total de 4 Medalhas (1 Prata e 3 Bronze), além de 2 quintos e 2 sétimos lugares. A França manteve a liderança da tabela, finalizando com 3 Medalhas de Ouro, 3 de Prata e 8 de Bronze conquistadas. Itália (2 Ouro, 6 Prata e 2 Bronze) e Espanha (2 Ouro e 5 Bronze), que passou o Cazaquistão, fecham o pódio.

A Taça da Europa de Juniores – Coimbra 2023 integra o Circuito Europeu de Juniores e reuniu alguns dos Melhores Jovens Judocas do Mundo, distribuindo pontos para o Ranking Mundial do escalão. Portugal esteve representado com 88 Judocas (30 Femininas e 58 Masculinos), que foram acompanhados pelos Treinadores Nacionais do escalão – António Saraiva e Joana Ramos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE