Coimbra

Coimbra: Já pode inscrever a sua criança no programa das férias de verão para o pré-escolar

Notícias de Coimbra | 10 meses atrás em 30-06-2023

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai promover, em agosto, o programa “#ViverCoimbra #DesportoEAventura”, dirigido a crianças do pré-escolar, que frequentem os estabelecimentos de educação, da rede pública, deste município. As inscrições podem ser efetuadas na Plataforma Municipal de Gestão Educativa – Plataforma SIGA, a partir de amanhã, dia 1 de julho, e até 16 de julho, para um período mínimo de uma e máximo de três semanas.

PUBLICIDADE

“#ViverCoimbra #DesportoEAventura” é um programa de atividades para as férias escolares de verão, integrado no âmbito do Programa Municipal de Ação Social Escolar 2022/2023, que surge para apoiar as famílias nas férias escolares de verão, sendo direcionado em agosto para as crianças da educação pré-escolar, dos três aos seis anos, que frequentem os estabelecimentos de educação, da rede pública, do município de Coimbra.

No período de férias escolares, as famílias procuram soluções que possam, simultaneamente, acolher as suas crianças e proporcionar-lhes atividades lúdicas e de lazer. Neste contexto, Coimbra desenvolve programas de atividades de animação e apoio às famílias nas férias escolares de verão em resposta às necessidades apresentadas pelas famílias. Com este programa, pretende-se proporcionar atividades de exploração e descoberta motora, atividades lúdicas e culturais, atividades expressivas e atividades desportivas ao ar livre.

PUBLICIDADE

A frequência máxima é de 80 crianças por semana, distribuídas equitativamente por dois locais de atividades distintos: no Jardim de Infância Quinta das Flores (40) e no Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra (40). Há a exigência da frequência mínima de uma semana e máxima de três semanas. O horário de funcionamento das atividades é das 8:00 às 18:30 e o fornecimento de refeições (almoços e lanches – manhã e tarde) é assegurado por este município, assim como o seguro de acidentes pessoais.

Para além do preenchimento do formulário disponível na Plataforma SIGA e da aceitação das condições de funcionamento, os interessados têm de apresentar o comprovativo de domicílio fiscal da Autoridade Tributária e Aduaneira e o comprovativo de que, nas semanas em que inscrevem o seu educando, o progenitor responsável legal se encontra a trabalhar, indicando o horário laboral. Os trabalhadores por conta própria devem, ainda, apresentar o documento da Autoridade Tributária em como se encontram a exercer atividade como trabalhadores independentes, o comprovativo da composição do agregado familiar (retirado do Portal das Finanças) e o comprovativo do posicionamento nos escalões de abono de família, se aplicável (retirado na Segurança Social Direta).

PUBLICIDADE

publicidade

As inscrições serão validadas pelo município de Coimbra, sendo considerados os seguintes critérios de admissão: 1º critério – encaminhamento de crianças pelas Comissões Sociais de Freguesia e pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens; 2º critério – em função do escalão de abono de família [1º, 2º, 3º, 4º escalão]; e 3º critério – sem escalão de abono de família.

Recorde-se que a CM de Coimbra vai iniciar já na próxima semana, de 3 a 28 de julho, o programa de atividades para as férias de verão “Viver Coimbra #DesportoeAventura”, destinado a apoiar as famílias nas férias escolares das crianças do 1º ciclo do Ensino Básico que frequentam escolas da rede concelhia.
Importa, ainda, referir que a Biblioteca Municipal e o Museu Municipal estão também a desenvolver, ao longo das férias de verão, de julho a setembro, diversas atividades de animação dirigidas às crianças do concelho, como forma de sensibilização para a importância do livro, da leitura, do brincar e da criatividade.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE