Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Empreendedorismo

Coimbra: Já pode concorrer ao Prémio Municipal de Arquitetura Diogo Castilho 

Notícias de Coimbra | 11 meses atrás em 01-05-2023

As candidaturas ao Prémio Municipal de Arquitetura Diogo Castilho, que distingue obras arquitetónicas relevantes no município, devem ser efetuadas até ao próximo dia 31 de maio, pessoalmente, nos serviços de atendimento ao público da Câmara Municipal (CM) de Coimbra. O júri do concurso irá avaliar as candidaturas até dia 25 de junho e o prémio, que tem o valor pecuniário de 10 mil euros, será depois entregue em julho, por ocasião das Festas da Cidade.

PUBLICIDADE

O Prémio Municipal de Arquitetura Diogo de Castilho destina-se a premiar obras cuja conceção e qualidade arquitetónica sejam relevantes exemplos na realidade edificada do Município de Coimbra, nomeadamente: obras de construção, de reconstrução, de alteração e de ampliação, cujo projeto mereça destaque pelo respeito do património edificado e pelos arranjos urbanísticos e tratamento de espaços exteriores de uso público. O prémio pode ser aplicado a obras relativas à criação de novos espaços, como à recuperação ou reabilitação de espaços urbanos já existentes.

As candidaturas já estão e curso e podem ser efetuadas, pessoalmente, nos serviços de atendimento ao público da Câmara Municipal, no Atendimento ao Público da CM (no Mercado Municipal D. Pedro V – nos dias úteis das 08h30 às 16h30 – ou na Loja do Cidadão – nos dias úteis das 08h30 às 19h30 e aos sábados das 09h30 às 15h00) até 31 de maio. 

O júri do concurso deverá, depois, avaliar e classificar os projetos e as obras selecionadas, tendo em conta os seguintes critérios: qualidade arquitetónica da obra como fonte de promoção e incentivo à valorização e/ou salvaguarda do património arquitetónico do Município, coerência e originalidade arquitetónica (adequabilidade da solução e conceção inovadora), integração urbanística (enquadramento da obra na envolvente urbana, paisagística e ambiental), e qualidade construtiva e sustentabilidade (recurso a soluções técnicas e construtivas adequadas e sustentáveis e à salvaguarda da eficiência energética). A avaliação será efetuada até ao dia 25 de junho e prémio será, depois, entregue durante as Festas da Cidade de Coimbra.

O valor do prémio é de 10 mil euros, sendo o júri constituído pelo presidente da CM de Coimbra (ou vereador com competência delegada), por António Monteiro, arquiteto designado pela Assembleia Municipal de Coimbra a 20 de abril, por Luís Miguel Correia, arquiteto designado pela CM de Coimbra, por um arquiteto representante da Ordem dos Arquitetos (Secção Regional do Centro) e por um arquiteto representante do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. 

PUBLICIDADE

Recorde-se que o executivo municipal aprovou, na sua reunião de 11 de abril, os procedimentos e a calendarização da edição deste ano do Prémio Municipal de Arquitetura Diogo Castilho. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com