Coimbra

Coimbra já merece um “digno monumento ao estudante”

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 04-04-2023

“Coimbra é conhecida em todo o mundo pela cidade dos estudantes e não tem um monumento ao estudante digno”, sublinhou, esta terça-feira, 4 de abril, Jorge Castilho.

PUBLICIDADE

“O Papa João Paulo II esteve na cidade em 1981 durante escassas horas, e pouco depois erguiam-lhe a imponente estátua que está junto aos Arcos do Jardim”, reforça o presidente da direção da Associação de Antigos Estudantes da Universidade de Coimbra, lembrando que “os estudantes estão em Coimbra há mais de 700 anos, mas ainda não tiveram direito a isso”.

O também jornalista lançou o repto ao reitor da UC e ao presidente da Câmara Municipal para que se unam para criar um “digno monumento ao estudante”.

PUBLICIDADE

O presidente da Autarquia, José Manuel Silva, registou o repto lançado, vincando que “a estatuária de Coimbra não representa toda a sua história”, comprometendo-se a “enriquecê-la com monumentos e figuras mais típicas da cidade”.

Questionado pelo NDC onde deveria ser erguida a estátua, o jornalista diz que “poderá ser na Praça da República”.

PUBLICIDADE

publicidade

Jorge Castilho falava na sessão comemorativa Dia do Antigo Estudante de Coimbra, na Casa da Lusofonia, um evento coorganizado pela UC, Associação Académica de Coimbra e Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra.

A escolha de 4 de Abril deve-se ao facto de ter sido nesse dia que, em 1954, “um grupo de estudantes ocupou as instalações da Associação Académica de Coimbra, reivindicando um espaço mais condigno, lembrou Jorge Castilho, notando que este episódio viria a ficar conhecido como “Tomada da Bastilha II”, por repetir o que motivara a primeira “Tomada da Bastilha” da Academia de Coimbra, que aconteceu em 1920.

O jornalista frisa que se trata de um momento marcante na história recente da academia.

Para o vice-reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, este momento “é muito importante”, frisando a união entre o passado, o presente e o futuro.

“Os antigos estudantes são o maior património que nós temos, são os nossos verdadeiros embaixadores”, sustenta.

A sessão contemplou a exibição de um filme de homenagem a Luiz Goes, após uma intervenção de Francisco Andrade, com moderação de Mariana Martins. Com plateia a cantar os parabéns ao treinador e academista, que completa esta terça-feira 86 anos.

A cerimónia terminou com uma atuação da Secção de Fado da AAC.

Veja a fotogaleria da sessão comemorativa Dia do Antigo Estudante de Coimbra:

Veja o vídeo do Direto NDC com Jorge Castilho, presidente da direção da Associação de Antigos Estudantes da Universidade de Coimbra:

 

Veja o vídeo do Direto NDC com o vice-reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva:

Veja o vídeo do Direto NDC da sessão comemorativa Dia do Antigo Estudante de Coimbra:

Veja o vídeo do Direto NDC da atuação da Secção de Fado da AAC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE