Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Coimbra: ITAP é distinguido com menção honrosa no concurso “Cineastas Digitais” 

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 09-03-2021

A liberdade de expressão, ou a falta de, foi o foco dos alunos Francisco Freire e Tiago Tavares, do 3º ano do curso de Multimédia do Instituto Técnico e Artístico Profissional de Coimbra (ITAP), para a realização da curta-metragem Wrapping freedom of expression”, que, através de uma metáfora, nos alerta para a importância deste assunto. O trabalho, que teve a coordenação do professor Paulo Calhau, foi distinguido com uma menção honrosa na XII do Concurso Cineastas Digitais, na categoria VídeoCurtas 2018/19. 

PUBLICIDADE

“Limitar a capacidade de pensar, discursar, movimentar e cooperar constrói a falta de liberdade de expressão na sua plenitude. Utilizando a metáfora de embrulhar o ser humano, impedindo a sua livre expressão, quisemos denunciar e ao mesmo tempo alertar para a importância deste assunto, onde a Europa deve mostrar-se ao mundo como exemplar, pois é um dos seus valores mais nobres”, consideram os autores. 

A ideia surgiu pela convivência com colegas na própria escola. “Houve um certo enquadramento que motivou o assunto, que teve a ver com o facto de alguns alunos na nossa escola se vestirem de forma pouco usual e, por isso, muitas vezes serem julgados ou até ridicularizados por outros colegas. A forma como nos vestimos é também uma forma de expressão e nem sempre a sociedade respeita essa liberdade”, argumentam. 

PUBLICIDADE

publicidade

O Concurso Cineastas Digitais é promovido pelo Centro de Competências Entre Mar e Serra e, embora tivesse decorrido no ano letivo 2018/2019, a sessão de entrega de prémios apenas se concretizou no passado dia 1 de março, através de videoconferência. 

Ao longo da sessão, que contou com a presença da Diretora Pedagógica, do professor responsável pela coordenação e do aluno Tiago Tavares, em representação do ITAP, tiveram também palavra o Coordenador do Centro de Competência Entre Mar e Serra (CCEMS), António Rodrigues, a Coordenadora do concurso Cineastas Digitais, Nancy Silva, assim como Teresa André, representante da Direção Geral da Educação (DGE).  

PUBLICIDADE

Para além da entrega de prémios foram igualmente referidos vários aspetos sobre a produção de filmes nas escolas e do trabalho criativo com os alunos, mas sobretudo da escola como agente de educação para os valores de cidadania. A realização de projetos deste teor traz inúmeros benefícios aos alunos, enquanto aprendizagem durante o processo de experimentação, o desenvolvimento da perceção, da criatividade e de práticas sociais e construção de opiniões e pensamento crítico. 

Esta curta-metragem pode ser visualizada no website do projeto Cineastas Digitais em cineastas.ccems.pt, bem como nos canais de divulgação do ITAP, em www.itap.pt. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com