Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Politécnico

Coimbra: ISEC vai acelerar a digitalização de empresas afetadas pela pandemia

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 14-02-2021

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra – ISEC estabeleceu uma parceria com a empresa tecnológica CWJ – especialista em sistemas eletrónicos – para ajudar as PME’s ligadas ao setor automóvel, à indústria energética e às fileiras do calçado e do têxtil a recuperarem o atraso causado pela pandemia da Covid-19 na digitalização dos seus processos. A parceria entre as duas instituições resultará na Academia de Estudos Avançados para a Sustentabilidade, a qual irá prestar serviços de consultoria, formação e investigação às empresas que se pretendam tornar mais tecnológicas e inovadoras.

PUBLICIDADE

Este projeto será apresentado por Mário Velindro, presidente do ISEC, na próxima segunda-feira, dia 15 de fevereiro, na conferência “O efeito da pandemia na aceleração da digitalização e da implantação da indústria 4.0”. Nesta iniciativa, promovida pela Ordem dos Engenheiros, Mário Velindro irá também apresentar algumas soluções inovadoras ao nível das engenharias para aumentar a competitividade das empresas.

“Devido à pandemia da Covid-19, a maioria das pequenas e médias empresas deixou para trás a inovação tecnológica”, afirma Mário Velindro. “Ora, para uma recuperação económica estável pós-pandemia, as empresas precisam inevitavelmente de reorganizar-se e, mais do que nunca, de acompanhar a transformação tecnológica. Só assim conseguirão manter-se competitivas”.

PUBLICIDADE

publicidade

Para impulsionar esta recuperação económica, a Academia de Estudos Avançados para a Sustentabilidade prevê serviços de consultoria às empresas e formação aos seus quadros, mediante uma análise prévia das suas necessidades. “Os profissionais da CWJ e os professores do ISEC irão realizar um diagnóstico às empresas para identificarem as principais lacunas tecnológicas. Após esta análise, serão apresentadas soluções – nomeadamente de aquisição de novos equipamentos tecnológicos e de automatização de alguns processos –adequadas a cada caso”, afirma Mário Velindro. 

Este projeto inclui a criação de um laboratório de investigação e desenvolvimento – composto por docentes e investigadores do ISEC – que irá aplicar análise e conhecimento às necessidades e problemas das empresas para que estas se possam tornar mais competitivas no mercado global. “Este será mais um dos projetos em que o ISEC está empenhado em aplicar diversas áreas da engenharia ao tecido empresarial. O nosso propósito é adaptar a nossa investigação às necessidades que o mercado está a colocar”, afirma Mário Velindro. A participação em projetos de empresas de referência como a Altice, a Critical Software ou a Sevenair “é a nossa forma de contribuirmos para o desenvolvimento da indústria 4.0 em Portugal”.

PUBLICIDADE

A empresa CWJ desenvolveu um sistema inteligente que permite contabilizar e detetar irregularidades no consumo da água, luz e gás através de postos eletrónicos interligados por sistemas wi-fi. Este projeto piloto foi aprovado pela Câmara Municipal da Figueira da Foz, pela Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz e pelo ISEC – e já está a ser testado em Vila Verde, concelho da Figueira da Foz. 

“Este projeto de gestão energética será a primeira aposta direta da nova Academia”, afirma Mário Velindro. “Os investigadores e os professores do ISEC, ligados diretamente à licenciatura em Gestão Sustentável das Cidades, irão fazer melhorias significativas no sistema para detetar de forma rápida e precisa as avarias, as fugas ou os furtos de água, gás e eletricidade nas residências. Este novo sistema vai ajudar os serviços municipais a resolver os problemas de forma muito eficiente”.

A conferência “O efeito da pandemia na aceleração da digitalização e da implantação da indústria 4.0”, que acontece no dia 15 de fevereiro a partir das 18:00, além do professor Mário Velindro, terá ainda como orador o engenheiro Jorge Silva, da HUF. A inscrição pode ser feita previamente através do Balcão Único – SiGOE.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com