Politécnico

Coimbra: Investigação identifica nas folhas de Erva-Príncipe capacidade de inibição de absorção de colesterol

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 09-11-2022

A técnica superior e investigadora do Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade (CERNAS) – Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), Sandrine da Ressurreição, na qualidade de autora principal, em colaboração com os investigadores da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, Sónia Pedreiro, Maria Teresa Batista e Artur Figueirinha, acaba de ver publicado o artigo “Effect of Phenolic Compounds from Cymbopogon citratus (DC) Stapf. Leaves on Micellar Solubility of Cholesterol” na revista Molecules da Editora MDPI.

PUBLICIDADE

A equipa de investigação desenvolveu uma metodologia para estudar in vitro a solubilidade micelar do colesterol em extratos de plantas, tendo estudado, em particular, extratos, frações fenólicas e flavonoides de folhas de Erva-Príncipe (Cymbopogon citratos).

Os resultados da investigação sugerem que os compostos fenólicos desta planta, em particular os flavonoides e os taninos, têm capacidade de inibir a formação de micelas, essenciais à absorção de colesterol no intestino, levando a uma redução do colesterol que é absorvido em resultado da alimentação

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE