Cidade

Coimbra investe um milhão de euros na requalificação de calçada entre dois conventos

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 27-05-2019

A Câmara de Coimbra decidiu hoje, por unanimidade, adjudicar por cerca de um milhão de euros a requalificação da Calçada Santa Isabel, que liga o Convento São Francisco ao Convento de Santa Clara-a-Nova.

PUBLICIDADE

A empreitada visa “a melhoria das condições de conforto, acessibilidade e segurança” da ladeira, essencialmente pedonal (a circulação automóvel é limitada ao sentido descendente), que liga o espaço de convenções e centro cultural do Convento São Francisco, junto ao parque temático do Portugal dos Pequenitos, e a Rua Mendes dos Remédios, nas imediações do Convento Santa Clara-a-Nova.

PUBLICIDADE

Integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Coimbra, a intervenção abrange toda a rua e espaços adjacentes, como a plataforma de acesso ao Convento de Santa Clara-a-Nova, a Travessa de Santa Isabel e as escadas de acesso ao Largo da Nossa Senhora da Esperança.

Complementarmente, está prevista também “a criação de um miradouro junto ao Convento São Francisco”, originando “um local para contemplação da paisagem da cidade de Coimbra”, refere a Câmara no documento hoje aprovado.

PUBLICIDADE

publicidade

A empreitada, com prazo de execução de um ano, contempla “a repavimentação de toda a área e a criação de uma faixa central de conforto”, a estabilização e tratamento de alguns muros, a melhoria da iluminação pública, o reordenamento do estacionamento, entre outras intervenções, como “o enterramento de cabos”, designadamente elétricos e de telecomunicações.

Na sessão de hoje, o executivo municipal também aprovou, igualmente por unanimidade, a empreitada para a requalificação do Parque Manuel Braga, contíguo ao Parque Verde do Mondego, na margem direita do rio, por um montante superior a 4,3 milhões de euros.

O empreendimento, para “melhoria do estado de conservação” e “a estabilização dos muros da orla ribeirinha” em toda a sua extensão do parque, foi posto a concurso público, em setembro do ano passado, pela segunda vez por um montante superior, em cerca de 600 mil euros, ao preço base pelo qual tinha sido lançado pela primeira vez, no início de 2018, e ao qual não se apresentou nenhum concorrente.

A Câmara também ampliou, em 30 dias, o prazo de execução, que passa a ser 390 dias.

Contando com uma comparticipação comunitária de cerca de 3,3 milhões de euros, no âmbito do programa Centro 2020/Portugal 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), a intervenção engloba, entre outras operações, a requalificação paisagística, a plantação de espécies vegetais, a estabilização das estruturas de contenção da margem do rio, a demolição de algumas construções e a construção de um novo quiosque e de instalações sanitárias.

A recuperação e requalificação de pavimentos e mobiliário urbano (tais como bancos, papeleiras, sinalética), a renovação da rede de drenagem, a reabilitação do coreto, o restauro da estatuária e a instalação de nova iluminação pública e de um “sistema de som e luz não invasivo, em harmonia com o espaço envolvente”, também fazem parte do caderno de encargos da obra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE