Coimbra

Coimbra Investe incentiva crescimento da Bluepharma com redução de taxas urbanísticas no valor de 100.000 euros

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 06-03-2020

Coimbra Investe incentiva crescimento da Bluepharma com redução de taxas urbanísticas no valor de 100.000 euros

PUBLICIDADE

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião de segunda-feira, uma proposta para a redução de 80% do valor das taxas municipais e compensações urbanísticas, ao abrigo do Regulamento de Apoio a Iniciativas Económicas de Interesse Municipal – COIMBRA INVESTE,  a pagar pela empresa Bluepharma – Indústria Farmacêutica SA, relativas à aprovação das obras de alteração e ampliação do prédio localizado na Rua Adriano Correia Lucas, na União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, onde prevê criar 100 novos postos de trabalho e pressupõe um investimento de 23,5 milhões de euros.

O COIMBRA INVESTE continua a incentivar empresas a investirem no concelho. Desta vez é a Bluepharma, que vai instalar um novo polo que permitirá criar 100 novos postos de trabalho e pressupõe um investimento de perto de 23,5 milhões de euros a realizar entre 26 a 36 meses. A candidatura da empresa a este regulamento municipal resulta numa redução de 107.353,28 euros em taxas municipais e compensações urbanísticas devidas pela emissão de título administrativo relativo à aprovação das operações urbanísticas a realizar e respetiva utilização, nos termos do Regulamento Geral de Taxas e Preços Municipais e do Regulamento de Urbanização e Edificação de Coimbra.

PUBLICIDADE

A Bluepharma – Indústria Farmacêutica SA opera no setor dos medicamentos e, segundo a informação que vai ser analisada na reunião do executivo municipal, é a maior empresa exportadora do concelho, contando atualmente com 423 trabalhadores.

O projeto específico para Eiras pressupõe a realização de obras de alteração e ampliação no edifício onde vai ficar instalada esta nova unidade (com uma área total superior a oito mil metros quadrados), a criação de 100 novos postos de emprego (alguns colaboradores já se encontram em formação especializada na sede da empresa, em São Martinho do Bispo), e um investimento global de perto de 23,5 milhões de euros, a realizar num prazo máximo de 36 meses. A empresa pretende, pois, com esta nova unidade, aumentar o número de trabalhadores, reforçar competências tecnológicas, inovar no produto, no embalamento e aumentar a sua capacidade produtiva, apostar e inovar nas suas plataformas comerciais, o que lhe permitirá intensificar o caracter transacionável e internacionalizável dos seus produtos e serviços. A empresa reforça, assim, o seu contributo para a dinamização económica e empresarial do concelho.

PUBLICIDADE

publicidade

O projeto da Bluepharma para Eiras reveste-se, pois, de interesse municipal e é ilegível para a atribuição de incentivos ao abrigo do COIMBRA INVESTE, que foi criado, entrando em vigor em junho de 2017, com o objetivo da CM Coimbra apoiar e estimular o investimento das empresas no concelho. O objetivo passa, pois, por promover o desenvolvimento local, de forma sustentada e organizada; fomentar o progresso e o ordenamento industrial e empresarial; estimular a reestruturação e diversificação dos setores já implementados; apoiar novas iniciativas industriais e empresariais; e favorecer a criação de emprego. A candidatura da Bluepharma enquadra-se, pois, nestes princípios e foi, por isso, analisada e avaliada de acordo com os critérios deste regulamento.

Depois de analisada a empresa, o investimento e, de acordo com os critérios do COIMBRA INVESTE, o projeto da Bluepharma obteve uma pontuação de 8,25 (em 10) o que corresponde a uma redução de 80% no valor das taxas urbanísticas a aplicar, de 134.191,60 euros. A redução é, pois, de 107.353,28 euros e o valor da taxa a pagar pela Bluepharma de 26.838,32 euros. A concessão deste benefício, a ser aprovada, implica algumas obrigações por parte da empresa, tais como, a título de exemplo, manter a iniciativa empresarial na área do concelho de Coimbra por um prazo mínimo de 10 anos, cumprir os prazos de execução e de implementação do projeto, respeitar as disposições legais e regulamentares que sejam aplicáveis e possuir as situações tributária e contributiva devidamente regularizadas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE