Coimbra investe 580 mil euros na ponte pedonal de Palheiros e Zorro

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 27-02-2018

A Câmara de Coimbra vai investir 580 mil euros na construção de uma ponte pedonal na praia de Palheiros e Zorro, no rio Mondego, cuja empreitada foi hoje consignada.palheiro zorro ponte nova

PUBLICIDADE

Na cerimónia de consignação, na praia fluvial da margem esquerda, na freguesia de Torres do Mondego, o presidente da Câmara Municipal, Manuel Machado, salientou que a nova ponte do Mondego permitirá a travessia de peões, bicicletas e veículos ligeiros de emergência, durante o ano inteiro.

“Começou, em 1997, a valorização deste espaço, que será mais aprazível” 21 anos depois das obras de construção da praia de Palheiros e Zorro, disse o autarca socialista.palheiro zorro

PUBLICIDADE

O presidente da Junta de Freguesia de Torres do Mondego, Paulo Cardoso, realçou que era “uma reivindicação antiga das populações” a existência de uma travessia pedonal a ligar a estrada nacional 110, na margem direita, e a praia fluvial, na outra margem.

Paulo Cardoso, eleito pelo PS, frisou que este investimento poderá contribuir para travar “o declínio e o envelhecimento da população”, atraindo à zona famílias mais jovens.

PUBLICIDADE

publicidade

“Este é um dia histórico”, afirmou, ao recordar que a atual ponte de madeira ia frequentemente “pelo rio abaixo” devido às cheias do Mondego.

Para Manuel Machado, como “basta de deitar dinheiro ao rio”, a autarquia encomendou o projeto ao arquiteto Camilo Cortesão, para poder avançar com a construção da nova travessia, com uma extensão de 145 metros.

A empreitada, a realizar sem recurso a fundos comunitários, consiste na instalação de uma estrutura metálica que possibilitará o atravessamento “em condições de perfeita segurança, durante todo o ano”, segundo uma nota da Câmara de Coimbra.

palheiros zorro ponte velha

“A empreitada inclui também intervenções nas margens, para a sua consolidação, e nos acessos à nova ponte, estando ainda prevista a remodelação de serviços afetados e a execução de rede de baixa tensão para permitir a instalação de iluminação pública”, explica a autarquia.

A obra será executada pela construtora Conduril. Tem 190 dias para fazer a obra. Representa um investimento de 579.916,63 euros, com IVA incluído.   A onclusão da obra está prometida para o di 24 de agosto de 2018.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE