Cidade

Coimbra investe 2,6 Milhões na reabilitação energética de 166 habitações no Ingote

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 25-03-2019
 

A Câmara de Coimbra aprovou hoje, por unanimidade, a abertura do concurso público da empreitada para a reabilitação energética de 166 casas do Bairro do Ingote, um investimento de 2,6 milhões de euros.

PUBLICIDADE

A intervenção, visando “beneficiar o desempenho energético” de 166 frações, distribuídas por 14 imóveis (lotes 8, 9, 10, 12, 13, 15, 17, 19, 20, 21, 22, 23, 24 e 25) daquele bairro municipal, implica um investimento previsto de dois milhões e 627 mil euros, especifica a proposta da Câmara, hoje aprovada pelo executivo municipal, formado por cinco socialistas, três sociais-democratas (eleitos no âmbito da coligação PSD/CDS/PPM/MPT), dois vereadores do movimento Somos Coimbra (SC) e um da CDU.

PUBLICIDADE

Os trabalhos vão ser efetuados ao abrigo de uma candidatura do município ao programa Prioridade de Reabilitação nos Bairros Sociais (Eficiência Energética), cofinanciado pelo Programa Operacional Regional Centro 2020, no âmbito do quadro comunitário de apoio Portugal 2020.

A Câmara Municipal de Coimbra pretende “otimizar a eficiência energética, diminuir o consumo de energia, reduzir a emissão de gases com efeito de estufa e aumentar o conforto térmico dos imóveis do bairro do Ingote, à semelhança do que vai fazer nos bairros da Rosa e da Conchada, cujos concursos já foram lançados.

PUBLICIDADE

publicidade

Para isso, está projetada a aplicação de isolamento térmico no exterior e na cobertura dos edifícios, a aplicação de caixilharias com cortes térmico e vidros duplos, a introdução de sistemas de produção de águas quentes sanitárias e a melhoria da iluminação nas zonas comuns.

Em 11 de março, o executivo municipal aprovou, também por unanimidade, a abertura do concurso público para a otimização da eficiência energética de 222 habitações situadas no Bairro da Rosa, empreitada que implica um investimento da ordem dos 3,6 milhões de euros.

Pouco tempo antes, a autarquia tinha reaberto o concurso para a execução de trabalhos em 28 frações do Bairro da Conchada, envolvendo a aplicação de cerca de 500 mil euros.

A reabertura do procedimento relativo ao Bairro da Conchada ficou a dever-se ao facto de o concurso público lançado em final de 2018 ter ficado “deserto”, explicou, então, o presidente da Câmara, Manuel Machado (PS). O novo concurso aumentou a base de licitação do empreendimento em cerca de 30%.

Conjugadas as três empreitadas, serão objeto de reabilitação energética 416 habitações municipais (distribuídas pelos bairros da Conchada, da Rosa e do Ingote), envolvendo um investimento global de cerca de 6,7 milhões de euros.

O parque habitacional do município de Coimbra é constituído por cerca de oito centenas de habitações, essencialmente distribuídas por oito bairros da cidade.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE