Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Coimbra investe 1,1M€ em obras nas freguesias do concelho 

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 23-11-2020

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua última reunião, 11 Contratos Interadministrativos de Delegação de Competências com a União de Freguesia de S. Martinho de Árvore e Lamarosa, de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, de Taveiro, Ameal e Arzila, de Eiras e S. Paulo de Frades, de Trouxemil e Torre de Vilela, de Souselas de Botão, de Antuzede e Vil de Matos e as Juntas de Freguesia de Brasfemes, dos Olivais, de S. Silvestre e de S. João do Campo, num valor global superior a 902 mil euros. Com os cinco contratos já aprovados na reunião do executivo municipal de 12 de outubro (que somam um valor global de cerca de 269.00 euros), o investimento da autarquia para a execução de obras nas freguesias já ascende a 1,1 milhão de euros. Este ano, estima-se que o investimento global da CM Coimbra nas freguesias seja superior a sete milhões de euros.

PUBLICIDADE

Freguesias de Coimbra

Ao todo são mais 902.235,36 euros para a execução de obras nas freguesias do concelho, a somar aos cerca de 269 mil euros referentes a cinco contratos aprovados na reunião de Câmara de 12 de outubro, com as Juntas de Freguesia de Almalaguês, de Cernache, de Torres do Mondego, de Ceira e a UF de Assafarge e Antanhol. 

A freguesia de Santo António dos Olivais vai receber a maior fatia da verba, de 242.954,08 euros, para a realização de cinco intervenções, nomeadamente a requalificação dos passeios e estacionamento da Rua D. João II, na Quinta da Fonte (Alto de São João), a construção de ossários e cendrários no cemitério da freguesia, a requalificação da praceta de S. Sebastião (Olivais), a requalificação dos passeios da rua D. Pedro de Cristo, a requalificação da Praça da Ilha da Madeira (Bairro Norton de Matos) e a requalificação da antiga sede da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais.

Segue-se a UF de Eiras e S. Paulo de Frades, com 130.905,48 euros, destinados à reabilitação do Terreiro da Fonte (Eiras), à construção de valetas na via municipal 1196, entre os lugares de Golpe e Rocha Nova, à conservação de pavimentos na Travessa dos Galhardos (Bairro da Liberdade) e à requalificação das bermas nas ruas da Cruz Nova e do Paçal (Eiras). 

A UF de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades vai receber 121.422,01 euros, para a construção do passeio na Rua Caminho das Vinhas (S. M. Bispo), pavimentação da rua Casal Farto e rua da Fonte (Ribeira de Frades), pavimentação das ruas da Constituição, Travessa Joana Catarina e do Avial e pavimentação das ruas D. Pedro e da Misericórdia (S. M. Bispo).

Já a UF de Souselas e do Botão vai receber 71.615,89 euros para a conclusão do edifício de apoio à prática desportiva no Campo do Calvário, em Souselas. 

PUBLICIDADE

A UF de Taveiro, Ameal e Arzila vai receber 61.645,55 euros para a realização de quatro intervenções. São elas a requalificação de valetas na rua Júlio Araújo Vieira (Taveiro), a pavimentação da rua Quinta do Outeiro (Taveiro), a requalificação do passeio da rua de Coimbra (Arzila) e a substituição do telhado do edifício da Junta de Freguesia de Arzila.

Por sua vez, a UF de S. Martinho de Árvore e Lamarosa vai receber 52.560,28 euros para a construção de valeta espraiada e encaminhamento de águas pluviais na EM 576, entre a rua Chão das Almas e a EN 111.

A UF de Trouxemil e Torre de Vilela vai receber 50.882,19 euros para a requalificação das ruas da Fonte e de Coimbra (Adémia) e para a construção de valetas na rua Nosso Senhor dos Aflitos (Trouxemil).

Já a UF de Antuzede e Vil de Matos vai receber 50.008,81 euros para a construção de valetas na Ladeira da Póvoa (Póvoa do Pinheiro), enquanto a Junta de Freguesia de Brasfemes vai receber 37.268,83 euros para a pavimentação de vias na freguesia.

A Junta de Freguesia de São João do Campo vai receber 37.575,36 euros para a construção da via de ligação entre a rua Peixoto Cheganças das Neves e a rua do Carvalheiro. Por último, a Junta de Freguesia de S. Silvestre vai receber 45.396,88 euros para a realização de seis intervenções, designadamente, o alargamento da curva da Ladeira de Nossa Senhora da Ajuda (Castanheira do Campo), a pavimentação da Travessa da Fonte da Incha, o encaminhamento de águas pluviais na rua do Padroeiro, o encaminhamento de águas pluviais na rua Rui Andrade (Zouparria do Campo), a construção de um muro de suporte na rua do Valeiro (Quimbres) e a construção de 40 ossários no Cemitério Paroquial de S. Silvestre.

Recorde-se que a CM Coimbra tem reforçado o apoio às freguesias, tendo o presidente Manuel Machado autorizado, em fevereiro deste ano, o processamento antecipado das verbas previstas nos acordos de execução relativas aos quatro trimestres de 2020. Estes apoios visam, assim, garantir que as freguesias prestem um serviço de qualidade às populações, através de uma utilização racional dos recursos que lhes são disponibilizados.

O apoio às freguesias continua, assim, a ser uma forte aposta deste executivo municipal, o que se refletiu nas Grandes Opções do Plano para 2020, nas quais a autarquia totaliza um valor superior a 7M€, ao qual acresce inúmeras dotações relativas a obras nas freguesias e que serão assumidas diretamente pela CM Coimbra, nomeadamente algumas intervenções nos cemitérios (cujos contratos foram assinado na semana passada) e a requalificação da Feira dos 7 e dos 23.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com