CHUC

Coimbra: Integrar + fecha inscrições com dezenas de propostas para melhorar os cuidados de saúde

Notícias de Coimbra | 5 meses atrás em 15-02-2024

O Programa Integrar +, promovido pela Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS Coimbra) para ouvir e implementar as ideias dos profissionais de saúde para melhorar o percurso do doente e a articulação entre os diferentes cuidados dentro da ULS, revelou-se um sucesso: as inscrições fecharam na passada sexta-feira e há 55 projetos a concurso.

PUBLICIDADE

O Programa Integrar+, lançado em janeiro deste ano pela Unidade Local de Saúde de Coimbra, recebeu 55 propostas de profissionais de saúde para melhorar o percurso do doente e a articulação entre os diferentes cuidados dentro desta unidade de saúde. A qualidade das propostas apresentadas obrigou a organização a alterar as regras iniciais: inicialmente, estava previsto passarem apenas 10 à próxima fase, mas “dada a elevada qualidade e consistência das propostas apresentadas, a organização decidiu levar 12 candidaturas à fase seguinte”, explica Alexandre Lourenço, Presidente do Conselho de Administração da ULS Coimbra, acrescentando: “estamos a analisar também as candidaturas que não foram selecionadas para ver como é que podemos apoiar a sua implementação”.

“O número de propostas recebidas revela o interesse das equipas clínicas em contribuir para a mudança e para a melhoria dos cuidados de saúde da nossa ULS, desde os cuidados primários até aos cuidados hospitalares”, frisa Alexandre Lourenço, que considera que a iniciativa foi “um sucesso”. “O Integrar + superou as nossas expectativas mais otimistas. Os profissionais uniram-se para desenhar novas soluções e melhorar a jornada do paciente em diversas áreas, serviços e especialidades. O mais difícil foi mesmo escolher, entre as 55 candidaturas, as ideias que passarão à segunda fase”, acrescenta. “Por isso mesmo, alargamos o programa a 12 finalistas nesta primeira fase, e estamos já a desenhar novas formas para conseguir também apoiar as restantes equipas num futuro próximo.”

PUBLICIDADE

“Como criar percursos integrados na ULS?”. Este foi o desafio lançado às equipas de profissionais de saúde da ULS Coimbra. O objetivo foi recolher projetos, ideias e propostas para reforçar, desde o início da ULS, uma cultura de colaboração entre os vários profissionais e serviços e estimular a construção de projetos de integração na ULS, construídos pelos profissionais.

Para a nobox, empresa parceira deste projeto, os resultados positivos demonstram “a importância de tornar os profissionais de saúde uma voz ainda mais ativa nas tomadas de decisão das instituições de saúde”. Para Diogo Silva, cofundador da nobox e médicoespecialista em Saúde Pública, esta mudança de paradigma deve procurar envolver e apoiar os profissionais de saúde na implementação de projetos de inovação. “Os profissionais de saúde encontram diariamente aspetos que podem ser melhorados nos serviços e nos cuidados de saúde, e programas como este são fundamentais para transformar essas ideias e oportunidades em projetos e resultados concretos. Foi isso que a ULS Coimbra fez e o resultado está à vista de todos”, afirma Diogo Silva.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Agora, as doze melhores propostas participarão numa formação de um dia para diagnosticar a atual jornada do doente e identificar oportunidades de melhoria. Na segunda fase, os dois projetos vencedores terão acesso a um programa de apoio e consultoria com a nobox para a implementação no terreno. Apesar de apenas doze projetos passarem para a próxima fase, a ULS de Coimbra está já a estudar alternativas para que as outras propostas não sejam esquecidas e possam, de alguma forma, ser também apoiadas e concretizadas.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE