Coimbra

Instituto Pedro Nunes organiza competição para uma Europa mais digital e sustentável

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 18-05-2021

Realiza-se de 18 a 20 de junho, o 1º CASSINI Hackathon, uma iniciativa da Comissão Europeia, organizada em Portugal pelo Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, que procura candidatos que desenvolvam soluções inovadoras para os espaços verdes através da utilização de dados espaciais, contribuindo para uma Europa mais digital e sustentável. A inscrições encontram-se abertas e o objetivo é melhorar a qualidade de vida nas cidades, ajudar os cidadãos a terem uma vida saudável e proteger o ambiente são os grandes objetivos.

PUBLICIDADE

O CASSINI Hackathon vai realizar-se em simultâneo em 10 países europeus. Em Portugal, a iniciativa é organizada pelo Instituto Pedro Nunes (IPN), que é o coordenador do ESA Space Solutions Portugal. Os interessados podem candidatar-se em https://hackathons.cassini.eu/portugal.

Com o apoio de especialistas de negócio e técnicos da comunidade espacial portuguesa, os participantes vão criar novos produtos ou serviços que digitalizem os espaços verdes em Portugal, recorrendo a dados espaciais dos programas europeus Copernicus, Galileo e EGNOS. Melhorar a qualidade de vida nas cidades, ajudar os cidadãos a terem um estilo de vida saudável e proteger áreas rurais e o ambiente são os três grandes desafios da iniciativa.

PUBLICIDADE

publicidade

Os dados geoespaciais de Observação da Terra do Copernicus e as tecnologias de posicionamento do Galileo podem ser úteis para compreender, proteger e usufruir dos espaços verdes em meio urbano e apresentam, por isso, um grande potencial para o desenvolvimento de aplicações capazes de melhorar a vida na Terra.

Os três primeiros vencedores do CASSINI Hackathon em Portugal terão acesso a um curso de inovação e empreendedorismo do IPN, através de uma plataforma de aprendizagem à distância. O primeiro vencedor vai beneficiar de três meses de incubação virtual gratuita no IPN e, ainda, participar no Demo Day com todos os vencedores europeus, habilitando-se ao prémio final de 100 horas de mentoria.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE