Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Coimbra: Instituições de solidariedade reforçam serviço domiciliário de apoio a idosos

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 16-03-2020

O Ateneu, na Alta de Coimbra, e a Associação Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel (ACERSI), na Baixa, encerraram os centros de dia e passaram a reforçar o serviço domiciliário de apoio a idosos, assegurando refeições, mas também compras, face à pandemia de Covid-19.

PUBLICIDADE

Na ACERSI, são cerca de 60 as pessoas a quem já garantiam um serviço de apoio domiciliário, passando agora também a apoiar os utentes que frequentavam o centro de dia, afirmou à agência Lusa a coordenadora da área de apoio aos idosos da instituição, Teresa Sousa.

Já a cantina, que assegura cerca de 650 refeições, vai passar a servir a partir de hoje em regime de ‘take away’, explicou, referindo que, na semana passada, o refeitório ainda estava aberto, mas limitado a 21 pessoas de cada vez e uma por cada mesa.

PUBLICIDADE

publicidade

“Temos consciência que vamos ter que nos readaptar e nos transformar para podermos chegar ao resto da comunidade”, contou Teresa Sousa, referindo que a ACERSI está a pensar em criar uma bolsa de voluntários para poder dar resposta a mais idosos que não estão associados à instituição mas que também vão precisar de apoio domiciliário, seja na entrega de refeições ou de compras, que a associação já assegurava.

No Ateneu, também já era prática comum pedir uma lista de compras aos idosos que já apoiavam no domicílio, sendo a medida agora alargada aos utentes que frequentavam o centro de dia, que deixou de funcionar a partir de hoje, disse à agência Lusa a diretora técnica da instituição, Ana Pinto.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com