Conecte-se connosco

Coimbra inaugura iluminação de Natal no dia 1 de dezembro

Publicado

em

É já neste dia 1 de dezembro, pelas 18:00, nos Paços do Concelho, que Manuel Machado, Presidente da Câmara Municipal de Coimbra vai carregar no interruptor que liga a iluminação de Natal.

natal baixa

Imagens de 2016

As “já tradicionais” iluminações de rua poderão ser vistas em algumas ruas da Baixa e voltam a iluminar Santa Clara na área do Convento São Francisco.

Este momento do Natal conimbricense contará com uma atuação da Escola de Música São Teotónio e dos CAO-boys da APPACDM.

portagem

Este evento integra o programa ‘Luzes sobre a Baixa de Coimbra’, promovido pelo município, para comemorar o natal e passagem de ano.

A iniciativa, que vai para a quinta edição, pretende “não só dar a conhecer a diversidade cultural da cidade, mas também reforçar a sua atratividade” nesta época, sem esquecer “a promoção e valorização do comércio da Baixa de Coimbra”, disse o presidente da Câmara, Manuel Machado, durante a sessão de apresentação do programa.

À semelhança do que sucedeu em 2016, a noite de fim de ano será distribuída por quatro palcos instalados noutros tantos espaços da cidade, nos quais atuarão os HMB e os dj Sousa e Vacaciones (Largo da Portagem), os Peste & Sida e Karetus (Praça do Comércio), com Revival Music (Praça 8 de Maio) e os Hidrogénio (Terreiro da Erva).

Durante oito minutos, um espetáculo piromusical no rio Mondego assinalará o início do novo ano, foi sublinhado durante a apresentação do programa, que envolve a participação da generalidade dos agentes culturais do concelho,

A noite de passagem de 2017 para 2018, a avaliar por aquilo que tem sucedido nos anos anteriores, deverá concentrar na Baixa de Coimbra “mais de cem mil pessoas”, perspetivou Carina Gomes, sublinhando que as taxas de ocupação hoteleira deverão voltar a registar elevados índices.

Atraindo conimbricenses e também “muita gente” que não reside na cidade e concelho, sustenta a autarquia, o programa ‘Luzes sobre a Baixa de Coimbra’ inclui concertos, arruadas musicais, atividades para crianças, visitas guiadas, contos e cantares de natal, exemplificou Carina Gomes.

“O desporto continua a ser parte integrante” do programa de animação, estando agendados “vários eventos de diversas modalidades”, referiu Carlos Cidade, destacando a 40.ª edição da Corrida de São Silvestre de Coimbra (“a segunda mais antiga do país”), que, “nos últimos anos, se tem vindo a afirmar no panorama nacional”, se realiza em 30 de dezembro.

‘Luzes sobre a Baixa de Coimbra’ investe, essencialmente, em “eventos de referência que possam fortalecer a projeção, o posicionamento e a notoriedade da cidade”, salientou Manuel Machado.

A Câmara pretende, com este projeto, “reforçar uma política consistente de animação e promoção urbanas”, com ações que “enriqueçam o seu calendário de eventos”, contribuindo para “uma imagem mais forte e atrativa, impulsionando a projeção cultural e o aumento da competitividade turística de Coimbra e a economia local”, concluiu.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com