Cidade

Coimbra inaugura Centro Municipal de Apoio aos Caminhantes nos Campos do Bolão

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 04-05-2017

Manuel Machado, Presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, inaugurou hoje o Centro Municipal de Apoio aos Caminhantes, situado nos Campos do Bolão.

PUBLICIDADE

IMG_5315

Esta estrutura destina-se, fundamentalmente, aos peregrinos de Fátima e a Santiago, numa altura em que se aproximam as celebrações do 13 de Maio, na Cova de Iria, que este ano comemoram 100 anos e contam com a visita do Papa Francisco.

PUBLICIDADE

publicidade

O novo Centro Municipal de Apoio aos Caminhantes dispõe, no seu interior, de vários lava-pés, lavatórios, casas de banho e cabides/arrumos. Mas o cuidado da CMC na realização deste espaço não se limitou ao interior do imóvel. Na sua envolvente, foi instalada uma pérgula, uma fonte, bancos, árvores e arbustos, que por certo proporcionarão aos caminhantes agradáveis momentos de repouso. Dada a proximidade deste espaço com a ciclovia, colocou-se ainda uma estrutura para estacionamento de bicicletas.

20170504_124858

PUBLICIDADE

Nos próximos dias, os peregrinos que entrarem no novo Centro Municipal de Apoio aos Caminhantes podem receber cuidados como lavagem de pés, tratamento de feridas, massagens, medição da tensão arterial ou controlo da diabetes. Há também água e alimentos para distribuir, nomeadamente sopa, sandes e fruta.

A assistência que será prestada aos peregrinos, por enfermeiros e voluntários, tem o apoio da Cáritas Diocesana de Coimbra, da Associação Enfermeiros Católicos e Profissionais de Saúde, do Movimento da Mensagem de Fátima de Coimbra, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e dos Escuteiros de Ceira.IMG_5347

O edifício que agora acolhe o Centro Municipal de Apoio aos Caminhantes é um protótipo “Quickbuild”, desenvolvido pelo ITeCons, em colaboração com três empresas, e que teve apoio de fundos comunitários do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). Pretendeu-se desenvolver um imóvel completo, modular, acessível, durável, quase sem manutenção e que possa ser facilmente colocado em territórios de África e América Latina. Ao funcionar como Centro Municipal de Apoio aos Caminhantes, o ITeCons já pôde avaliar a forma como o protótipo foi desmontado (uma vez que estava instalado no instituto), transportado, e montado noutro local. Agora, o ITeCons poderá também analisar parâmetros como durabilidade, comportamento térmico ou estanquicidade, entre outros.IMG_5349

A colocação do novo Centro Municipal de Apoio aos Caminhantes nos Campos do Bolão insere-se na preocupação da CMC de tornar a passagem de caminhantes e peregrinos o mais segura possível, no território concelhio, objetivo que tem merecido grande empenho por parte do presidente da CMC. Já no ano passado foi colocado, nesta zona, um ponto de apoio aos peregrinos, através de uma carrinha e de um contentor. Manuel Machado admitiu, então, a possibilidade de instalar uma estrutura definitiva, que agora se concretiza.

20170504_130445

O novo Centro Municipal de Apoio aos Caminhantes situa-se entre duas áreas da autarquia também elasalvo de melhoramentos: de um lado, estão os recentemente criados estaleiros do Departamento de Obras Municipais; do outro, um novo bosquete, aberto ao público no passado dia 21 de março, e que, pelas suas características, será por certo útil aos peregrinos e caminhantes. A área do bosquete inclui 10 freixos, 15 ulmeiros, 15 choupos, 5 chorões, 10 pinheiros, 15 bétulas e um alinhamento de 20 amieiros. Além destas 90 árvores e de um pequeno lago, todo o terreno foi coberto com prado, dispondo de mesas com bancos (fabricadas a partir da reciclagem de produtos plásticos) e papeleiras.

IMG_5363

Manuel Machado revelou, recentemente, que o Município de Coimbra acolheu a proposta da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego, em conjugação com a Associação Caminhos de Fátima, de criação do Caminho das Carmelitas. A ideia, segundo o edil, passa pela inclusão no Caminho de Fátima e de Santiago – no concelho de Coimbra – do Caminho das Carmelitas. A decisão de abrir outra frente no âmbito do Turismo Religioso foi convencionada pelos vários municípios que integram a Rede e a Associação. A Rota das Carmelitas iniciar-se-á no Carmelo situado nas proximidades do Penedo da Saudade, seguindo para o Jardim Botânico, Rua da Alegria, atravessando a Ponte Pedro e Inês ou Ponte de Santa Clara e ligando-se depois ao Caminho de Fátima e Santiago.

IMG_5375

Recorde-se que a CMC foi uma das assinantes da escritura pública da Associação Caminhos de Fátima, celebrada em fevereiro de 2016. O incremento da segurança e melhoria das condições de fruição turística e cultural de todos aqueles que percorrem a pé os caminhos até à Cova da Iria, é o objetivo desta Associação, que pretende ainda fomentar e defender os tradicionais Caminhos de Fátima, em todas as suas dimensões, ajudar o peregrino e promover o património cultural dos Caminhos de Fátima.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE