Coimbra

Coimbra inaugura centro de ginástica que homenageia Carlos Cidade

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 horas atrás em 02-09-2025

A Câmara de Coimbra inaugurou hoje o Centro Municipal de Ginástica Carlos Cidade, que homenageia o antigo vereador socialista que faleceu em maio de 2022 e que foi vice-presidente no anterior mandato autárquico.

O complexo desportivo, situado no Vale das Flores, foi adjudicado no anterior executivo, liderado pelo PS, depois de a empresa Supera vencer o concurso público para a construção daquele centro com quase dez mil metros quadrados, com piscinas, ginásio, spa e outras instalações, num investimento de 11 milhões de euros.

Como contrapartida pela concessão dos terrenos municipais por 40 anos, a empresa construiu, num edifício contíguo, um centro de treinos para ginástica que reverte para a Câmara de Coimbra.

PUBLICIDADE

“É um dia de união em torno de um projeto e de um sonho”, afirmou o presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, eleito pela coligação Juntos Somos Coimbra (PSD/CDS/NC/PPM/A/R/V), na inauguração do Centro Municipal de Ginástica Carlos Cidade.

Para o autarca, a homenagem evoca a “gratidão da cidade que [Carlos Cidade] tanto amou”, considerando aquela obra um importante legado deixado pelo antigo vereador.

Com a presença de familiares e amigos e membros do atual executivo e do anterior (incluindo o ex-presidente da Câmara, Manuel Machado), a sessão de inauguração contou com intervenções da filha, Andreia Cidade, e da mulher, Ana Gomes.

Para o vereador com a pasta do desporto, Carlos Lopes, a infraestrutura “não poderia ter outro nome”, recordando o empenho de Carlos Cidade para que aquela obra fosse realizada.

Questionado pelos jornalistas no final da sessão, o vereador esclareceu que o espaço será de gestão municipal, referindo que o próximo executivo poderá trabalhar “sobre essa gestão”.

Segundo Carlos Lopes, quatro clubes de ginástica do concelho irão usar o centro para treinos, que terá dois funcionários municipais associados e estará aberto seis dias por semana.

Além do espaço de treinos, o espaço conta com balneários, escritórios e salas de convívio que poderão ser usados pelos clubes.

“Estamos também a conversar com o grupo Supera para que os clubes de ginástica tenham melhores condições de acesso às instalações do grupo”, disse.

Para o presidente da Federação Portuguesa de Ginástica, Luís Arrais, também presente na cerimónia, aquele centro “é um espaço de primeira linha, com muita qualidade”.

Além de poder melhorar a qualidade dos treinos dos ginastas da região, Luís Arrais acredita que o espaço poderá ser usado no futuro para estágios das seleções para preparação para taças do mundo.

O nome associado ao centro municipal foi sugerido em 2024 pelo deputado socialista Ferreira da Silva, numa assembleia municipal, que foi aceite pelo presidente da Câmara de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE