Cidade

Coimbra inaugura Bienal AnoZero com Energía Psíquica

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 20-10-2015

“Energía Psíquica” estará patente no Círculo de Artes Plásticas (CAPC) de Coimbra, com inauguração a 31 de outubro e mantendo-se até 30 de novembro.

PUBLICIDADE

Durante um mês e comissariado por Slowtrack (um espaço artístico em Madrid), a exposição mostra o trabalho dos artistas Daniel Silvo, Juan Zamora e Javier Velázquez Cabrero.

Enquadrada no programa da Bienal AnoZero de Coimbra, esta exposição quer estudar e estimular a energia psíquica, utilizada nos pensamentos e nas emoções.

PUBLICIDADE

Javier Velázquez Cabrero cria “The invaders Plan”, uma vídeo-instalação. O artista emerge das psicologias próprias do teatro e da psicologia, dos saberes centrados no estudo da conduta humana e trabalha a partir da psicologia aplicada e do poder da atuação programada; Javier Velászquez usa estas metodologias para estudar as capacidades e ferramentas de persuasão usadas na figura de um líder/profeta.

PUBLICIDADE

publicidade

Já Daniel Silvo desdobra a sua obra “La casa, el búnker, la ruina” em três partes. Teoriza sobre o medo, a sua manipulação e o seu poder sobre as nossas decisões face ao futuro: na primeira parte planta a hipótese de um desastre nuclear que afeta uma família jovem que vive numa casa com mobiliário de desenho moderno e contemporâneo; na segunda parte, a mesma catástrofe nuclear mostra como se comportam os colecionadores de arte contemporânea no bunker para onde levaram toda a sua coleção com o intuito de a proteger, e dada a necessidade de aquecer a sala pelo frio, a esposa toma uma decisão drástica; na terceira parte, uns miúdos encontram restos distribuídos na ruína da queda de um bunker no semideserto de San Luis Potosí.

A proposta de Silvo formaliza-se num vídeo de 35 minutos e numa escultura de várias cores.Juan Zamora, por sua vez, é o grande alquimista. O seu projeto parte de investigações sobre a própria mente e a perspetiva pseudocientífica de Masaru Emoto que experimenta sobre a água com palavras, orações ou pensamentos. O projeto “Munda” centra-se no estudo das águas do Rio Mondego que banha a cidade de Coimbra. O objetivo é formalizar uma série de peças (vídeo-instalações) a partir da relação entre as propriedades psíquicas do corpo da água do rio com o corpo da água dos habitantes de Coimbra.

Três artistas, três vídeos, mas todos distintos. Vélazquez Cabrero usa o vídeo como ferramenta empírica, é a mostra do seu trabalho mas também a documentação dele. Com Daniel Silvo o vídeo remete para a estética cinematográfica e há um modo narrativo implícito em que se apresenta a obra que deixa aberta a via da interpretação do espetador. O vídeo de Juan Zamora faz-nos duvidar que seja um vídeo e apresenta-se como uma potencial realidade, uma ilusão. “Energía Psíquica” inaugura a 31 de outubro no Círculo de Artes Plásticas em Coimbra e fica patente até 30 de novembro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE