Saúde

Coimbra: Hospital dos Covões inaugura novas unidades para melhorar respostas aos doentes (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 03-11-2022

O polo Hospital Geral (Covões) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) inaugurou, esta quinta-feira, uma Unidade de Reabilitação Cardio-respiratória, que pretende garantir mais qualidade de vida aos doentes com patologia respiratória crónica.

PUBLICIDADE

Esta nova unidade, que está a receber em tratamento cerca de 30 utentes por semana, pretende “tornar o doente mais capaz, com menos limitação, a tolerar melhor a sintomatologia que é muito incapacitante do ponto de vista respiratório.

Esta unidade funciona, como explicou Sofia Lopes, responsável médica desta Unidade, com a colaboração de três especialidades – Medicina Física e Reabilitação, Cardiologia e Pneumologia –, com vários profissionais de saúde. Neste momento estão apenas a trabalhar com doentes com patologia respiratória mas, segundo referiu, devem chegar brevemente os doentes com patologia cardíaca.

PUBLICIDADE

publicidade

O Hospital dos Covões celebrou também, esta quinta-feira, o primeiro ano de atividade da Unidade de Hospitalização Domiciliária, que acompanhou já 155 utentes. Na sessão comemorativa, foi exibido um vídeo, que reuniu testemunhos de diversos familiares, onde todos destacaram os benefícios que este serviço tem, ao manter os doentes junto das famílias.

Foi também inaugurada a Consulta de Pé Diabético, no Hospital de Dia de Diabetes, uma resposta para esta doença que é altamente incapacitante. De acordo com Pedro Ribeiro, coordenador desta Unidade, é preciso melhorar os números, já que a região tem os piores números do país”, ficando apenas atrás do Alentejo. São muitos os casos de amputações, situações que, como referiu o especialista, “prejudicam imenso os doentes, que os incapacitam de trabalhar e que são um pronúncio de mortalidade a curto prazo”.

PUBLICIDADE

Espera que esta nova consulta “ajude a melhorar os números até aos melhores níveis do país, que são os do Porto”. Neste momento, estão a ser atendidos já nesta consulta mais de 30 doentes de pé diabético por semana.

Para o presidente do Conselho de Administração do CHUC, Carlos Santos, as novas unidades surgem com o objetivo de “alargar a resposta para as necessidades dos doentes e melhorar a qualidade dos serviços e dos resultados clínicos”, sem esquecer também a satisfação dos profissionais e dos utentes.

Veja os vídeos dos diretos NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE