Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Coimbra homenageia Filipe Albuquerque com entrega de medalha de reconhecimento

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 01-10-2020

Filipe Albuquerque foi hoje homenageado na Câmara Municipal (CM) de Coimbra pela sua vitória nas 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2. O presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, entregou uma medalha de reconhecimento da cidade ao piloto conimbricense, salientando que “a sua prestação é merecedora do nosso reconhecimento e orgulho”. Filipe Albuquerque agradeceu a homenagem e todo o apoio da autarquia e da cidade, já bem antes da vitória. “Tenho que englobar a Câmara de Coimbra na minha equipa, porque fazem parte do meu capacete, que entrou nas minhas corridas, nas minhas batalhas”, afirmou o piloto.

PUBLICIDADE

A homenagem decorreu no Salão Nobre dos Paços do Município, na presença dos jornalistas e dos vereadores da CM Coimbra, Carlos Cidade e Carina Gomes, e em cumprimento das medidas de contingência da pandemia COVID-19. Em cima da mesa ficaram, em representação da vitória, a taça e o capacete que o piloto usa habitualmente, com o brasão da cidade de Coimbra. “É bom não esquecer as raízes. E o Filipe Albuquerque fez bem em usar o capacete com esta marca. Isso orgulha-nos e honra a cidade”, afirmou Manuel Machado. “Este é o nosso reconhecimento público, da Câmara Municipal, ao êxito do Filipe Albuquerque, por levar a bandeira da cidade, os símbolos que todos conhecemos, até longe, até outros sítios”, referiu.

PUBLICIDADE

publicidade

Filipe Albuquerque agradeceu as palavras de Manuel Machado e todo o apoio que recebeu, já bem antes da vitória, da CM Coimbra e da cidade. “Tenho que englobar a Câmara de Coimbra na minha equipa, porque fazem parte do meu capacete, que entrou nas minhas corridas, nas minhas batalhas”, afirmou o piloto, deixando uma palavra especial de apreço ao vereador do Desporto, Carlos Cidade.  “Ele esteve no aeroporto e foi-me receber e isso significou muito para mim”, sublinhou. Filipe Albuquerque valorizou, ainda, o facto de “poder ter estado com Coimbra [no capacete e com ele] durante a vitória”. “Foram umas longas 24 horas e, portanto, é mesmo isto que quero agradecer a Coimbra”, concluiu, agradecendo o apoio, o carinho e o afeto da cidade. 

“Nasci aqui, cresci, vivo, as minhas filhotas também cá estudam, sinto-me honrado e, como disse o senhor presidente, eu não esqueço as minhas origens e acho que muitas vezes são as minhas origens que me dão a força, a rapidez, a calma para lutar por grandes vitórias e para me sentir também à altura dos outros pilotos que vêm de cidades com muito mais nome no automobilismo”, acrescentou Filipe Albuquerque. “Sinto-me um embaixador de Portugal e um embaixador da cidade onde nasci”, afirmou ainda o piloto, no final da cerimónia, em declarações aos jornalistas.

PUBLICIDADE

O piloto conimbricense lembrou que o objetivo passa, pois, por vencer os dois campeonatos, europeu e mundial. “É importante dizer que estou a liderar o Campeonato do Mundo, estamos muito próximos, e estou em primeiro também no Campeonato da Europa, de resistência”, afirmou, referindo que na próxima quinta-feira estará em Itália para a penúltima ronda da competição europeia. “Lá já me posso sagrar campeão, mas a última ronda é no dia 1 de novembro, em Portimão, em Portugal, e é claro que adoraria ter-vos presentes, a vocês, familiares, mas o que é mais importante é que estejamos seguros, saudáveis e que as vitórias sejam de Coimbra, sejam nossas” concluiu Filipe Albuquerque.

O triunfo nas 24 Horas de Le Mans valeu ao piloto de Coimbra a conquista matemática da Taça do Mundo de Resistência na classe LMP2. Para que o título seja efetivo, basta a Filipe Albuquerque alinhar à partida da última prova, no Bahrein.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com