Política

Coimbra: Fundador da Safeguard Defenders convidado das Jornadas Parlamentares da Iniciativa Liberal

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 01-10-2022

O sueco Peter Dahlin, fundador e director da ONG Safeguard Defenders, é o convidado para o jantar de segunda-feira nas Jornadas Parlamentares da Iniciativa Liberal, que decorrem em Coimbra esta segunda e terça-feira, dias 3 e 4 de Outubro respectivamente.

PUBLICIDADE

A Safeguard Defenders é uma ONG especializada na defesa do Estado de Direito e dos direitos humanos, especialmente focada na China e no sudoeste asiático.

No jantar de segunda-feira, 3 de Outubro, Dahlin fará uma intervenção sobre os riscos geoestratégicos da política internacional do regime do Partido Comunista Chinês.

PUBLICIDADE

Foi a Safeguard Defenders, liderada por Peter Dahlin, que elaborou um relatório onde se dava conta da existência de três esquadras informais da polícia chinesa montadas em Portugal para repatriar cidadãos chineses. Um assunto que foi levado ao Parlamento pelo presidente da Iniciativa Liberal, João Cotrim de Figueiredo.

Os membros da ONG realizam um extenso trabalho de campo na China, em particular relacionado com questões legais. Presentemente, através de uma rede desenvolvida em todo o país, conseguem que a organização tome conhecimento de novas tendências e desenvolvimentos da realidade chinesa muito antes de ser percepcionada por governos estrangeiros e órgãos de comunicação social.

PUBLICIDADE

publicidade

Antes da Safeguard Defenders, Peter Dahlin foi director de uma outra ONG local cm sede em Pequim, que funcionou entre 2007 e 2016. A ONG foi fechada como resultado de uma repressão das autoridades chinesas, lideradas pelo Ministério da Segurança do Estado.

A Iniciativa Liberal tem no seu ADN a defesa intransigente dos direitos humanos, do respeito pelo primado da lei e das soberania e segurança das nações. Estará sempre na linha da frente da denúncia de regimes autocráticos, sobretudo quando mantêm relações com o Estado português, e é por essa razão que Peter Dahlin estará nas Jornadas Parlamentares da Iniciativa Liberal.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE