Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Coimbra formaliza apoios de 886 mil euros a 132 associações desportivas, culturais e juvenis (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 31-07-2021

A Câmara Municipal de Coimbra formalizou 132 contratos-programa e protocolos de apoio financeiro com associações e coletividades desportivas, culturais e de juventude, que totalizam um apoio global que ascende a 886 mil euros. Este financiamento é atribuído no âmbito dos regulamentos municipais de Apoio ao Desporto, de Apoio ao Associativismo Cultural e de Apoio ao Associativismo Juvenil. A cerimónia decorreu ontem nos Claustros do Convento São Francisco.

PUBLICIDADE

Manuel Machado, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, afirma ao Notícias de Coimbra que as associações e coletividades desportivas, culturais e de juventude “têm sido um contributo de enorme importância para conseguirmos vencer as dificuldades associadas à pandemia covid-19 e que nos têm ajudado a manter a esperança e o encorajamento”.

A cerimónia contou ainda com a presença de Carina Gomes, vereadora da Cultura, e Carlos Cidade, vice-presidente e vereador do Desporto da Câmara Municipal de Coimbra. Para a assinatura dos protocolos estiveram presentes os representantes das 132 associações apoiadas por este programa municipal.

PUBLICIDADE

publicidade

No âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Desporto o financiamento aos 73 clubes desportivos foi de 571.288,90 euros, referente à época desportiva 2020/2021. Este apoio financeiro contempla apoios a instalações desportivas (15.000 euros); aquisição de material desportivo estrutural (2500 euros); fornecimento de material desportivo de desgaste (16.000,31 euros); participação em eventos desportivos não regulares (4707,08 euros); organização de eventos desportivos internacionais ou nacionais de relevo (5000,67 euros); transportes (7000,09 euros); reconhecimento da formação desportiva (229.597 euros); confirmação da prestação desportiva (211.483,75 euros); e apoio ao alto rendimento (80.000 euros).

Foi ainda formalizado o apoio à reabilitação de infraestruturas desportivas com um investimento municipal de meio milhão de euros para este ano, com a validação de candidaturas de dez associações e clubes desportivos ao Regulamento Municipal de Reabilitação de Infraestruturas Desportivas para 2021. Um apoio que totaliza um valor global de 1,5 milhões de euros, 31 associações ou clubes desportivos apoiados e 20 obras concluídas, nos anos de 2019, 2020 e 2021. Com este investimento, a autarquia pretende melhorar as condições para a prática desportiva no concelho, otimizando os equipamentos e aumentando a sua durabilidade, de forma a promover o desenvolvimento desportivo junto das coletividades do município.

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal de Coimbra apoiou também financeiramente os atletas da cidade a atingir os objetivos olímpicos, ao abrigo do Regulamento Municipal Tóquio 2020. Também através de isenções do pagamento de taxas municipais relativas à utilização de infraestruturas desportivas pelas coletividades e apoio a eventos pontuais, com um valor global de cerca de 2 milhões de euros.

Já no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Cultural o financiamento foi de 294.250 euros a 51 associações culturais, que se candidataram à primeira fase do “Apoio Financeiro Municipal à Atividade Permanente para 2021 – Associativismo Cultural Geral”. O objetivo da autarquia é dotar as associações culturais das condições necessárias ao normal desenvolvimento das suas atividades, apesar do atual contexto da pandemia.

Estes apoios correspondem às candidaturas validadas: 20 na área da música (119.000 euros), três na área da dança (6750 euros), 10 na área da etnografia e folclore (20.000 euros), quatro na área do teatro (53.250 euros), duas no cinema e audiovisual (15.000 euros), duas na área das artes plásticas e visuais (57.500 euros), cinco na área de cultura e recreio (8000 euros) e outras cinco de associações cujas atividades evidenciam interesse cultural (14.750 euros).

A Câmara Municipal de Coimbra abriu o período de candidaturas ao apoio financeiro municipal para o associativismo cultural geral, para atividade permanente em 2021, de 1 de março até 9 de abril, com o propósito de valorizar o trabalho produzido pelo tecido associativo de Coimbra no domínio da Cultura. Tendo em consideração os constrangimentos provocados pela pandemia da covid-19, a autarquia decidiu também abrir uma nova fase de candidaturas, que decorreu até 21 de junho, estando agora em fase final de avaliação pelos serviços municipais, esclarece o município em comunicado.

No âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Juvenil o financiamento foi de 21.000 euros a oito associações juvenis, referente à primeira fase de candidaturas ao Apoio Financeiro Municipal à Atividade Permanente para o ano 2021. O objetivo deste apoio financeiro municipal passa por ajudar as associações juvenis do concelho no desenvolvimento das suas atividades, de forma regular e continuada, de acordo com os seus planos anuais, apesar do atual contexto pandémico.

As candidaturas aprovadas nesta primeira fase resultam na atribuição dos seguintes apoios: Associação Molecular (3250 euros); Phartuna – Tuna de Farmácia de Coimbra (3000 euros); Coro Misto da Universidade de Coimbra (3000 euros); JEKNOWLEDGE (3000 euros); NAPEEC – Núcleo Associativo para os Estudos Europeus em Coimbra (2000 euros); Associação da Praça da República (2000 euros); Orfeon Académico de Coimbra (3000 euros); e Tuna Mista da Universidade de Coimbra – Desconcertuna (1750 euros).

Considerando os constrangimentos provocados pela pandemia da covid-19, a Câmara Municipal de Coimbra decidiu também abrir uma nova fase de candidaturas para o apoio às associações juvenis, que decorreu até 21 de junho.

Veja aqui o direto NDC com Manuel Machado

Veja aqui o direto NDC da cerimónia

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com