Coimbra

Coimbra: Festas da Cidade com Os Quatro e Meia, André Sardet, Anaquim e uma lenda viva da música portuguesa

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 24-06-2020

As Festas da Cidade de Coimbra vão realizar-se de 03 a 12 de julho.

PUBLICIDADE

Adequadas ao contexto em que vivemos atualmente e no cumprimento integral das orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS), estas celebrações serão diferentes dos últimos anos, apostando em eventos simultâneos, entradas controladas para adequar a lotação e transmissões online para as redes sociais. 

A programação apresentada pela Câmara Municipal de Coimbra está orientada para dois objetivos: apoiar a retoma da economia local e centrar a programação em artistas locais.

PUBLICIDADE

publicidade

Estão de regresso as Festas da Cidade de Coimbra, com muitas novidades, num formato diferente e completamente moldado às novas circunstâncias impostas pelo atual contexto de pandemia, que tornam a cidade pioneira na retoma de eventos culturais ao ar livre.

Durante os dois primeiros fins de semana de julho, são inúmeras as iniciativas culturais – exposições, programação infantil, mini-concertos em simultâneo em vários locais, vídeo mapping nas fachadas das casas num espetáculo itinerante denominado “Festival à Janela” por várias freguesias do concelho, serões nas casas de fado e quatro espetáculos com plateia sentada, lotação adequada e transmissão online para as redes sociais do município. Além da aposta na retoma cultural, esta edição das Festas surge com o objetivo de reanimar social e economicamente o concelho, em especial dos setores da hotelaria, restauração e comércio.

PUBLICIDADE

Os concertos, cumprindo todas as regras impostas pela DGS, arrancam a 3 de julho com Os Quatro e Meia, na Praça das Bandeiras do Convento São Francisco; já no Dia da Cidade, 4 de julho, é a vez de uma lenda viva da música portuguesa atuar no Jardim da Sereia, que se assume como um espaço de excelência para a realização de três dos grandes concertos. No fim de semana seguinte – 10 e 11 de julho – é, então, a vez de subirem ao mesmo palco os Anaquim e André Sardet com João Só.

Já os mini-concertos vão trazer a palco muitos artistas de Coimbra ou que, de algum modo, estão ligados à cidade, com o objetivo de dar a conhecer ao público o que de melhor por cá se faz, da música à comédia. Em cinco locais, com cinco conceitos distintos, vão realizar-se dez espetáculos que vão do pop rock, à música tradicional portuguesa, percorrendo várias correntes do jazz e a sua fusão com a Canção de Coimbra, até ao stand up comedy.

Outro dos projetos que tem o objetivo de estimular a economia e a cultura vai incentivar à retoma do funcionamento das Casas de Fado existentes no centro histórico. Neste sentido, a Câmara Municipal de Coimbra oferece à cidade – através da aquisição das bilheteiras – um conjunto de doze serões, que valorizam e promovem o mais emblemático património cultural imaterial que lhe pertence, o Fado de Coimbra. Os espetáculos, de acesso gratuito para o público, decorrem no Fado ao Centro – Casa de Fado e na Casa de Fados – Centro Cultural “à Capella”, estando, como todos os outros concertos, sujeitos a reserva prévia, neste caso diretamente com as casas de fado.

Outra das iniciativas inovadoras é a passagem de vídeo mapping nas fachadas das casas num espetáculo itinerante denominado “Festival à Janela” que vai chegar a várias freguesias do concelho. A ideia é que o público assista, confortavelmente, a partir das janelas e varandas de suas casas a concertos projetados no espaço urbano, com duração entre 10 a 15 minutos. Noiserv, Teresa Salgueiro, The Legendary Tigerman e Jack Pierce são alguns dos artistas que integram o programa deste singular Festival.

Sabemos que será diferente do habitual, mas Coimbra quer devolver a normalidade possível e o contacto com a cultura aos cidadãos, garantindo ao mesmo tempo um ambiente seguro e de conforto. Para que os concertos possam chegar ao maior número de pessoas e porque a lotação dos espaços é mais reduzida do que o habitual, todos os quatros espetáculos musicais serão transmitidos em direto pelas redes sociais do Município de Coimbra, chegando assim a todos os interessados.

O Convento São Francisco acolherá um musical que vai apresentar os maiores êxitos de sempre da Broadway e do West End, reunindo em palco alguns dos melhores artistas da atualidade.

As Festas da Cidade de Coimbra foram pensadas pela CM Coimbra tendo em consideração o exato cumprimento de todas as normas preconizadas pela DGS. Os espaços de realização dos espetáculos cumprirão a lotação possível imposta por lei e serão devidamente delimitados; os lugares serão previamente identificados, cumprindo um distanciamento mínimo de 1,5 metros entre espectadores. A entrada e a saída do público serão efetuadas em circuitos próprios e haverá sinalização e marcas físicas no chão para orientar as filas. Os espaços serão ainda cuidadosamente desinfetados e o uso de máscara será obrigatório. Qualquer um destes espetáculos obriga ao levantamento prévio de bilhetes na Ticketline ou na Bilheteira do Convento São Francisco.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE