Justiça

Coimbra: Ex-agente da PSP falsificou escalas e meteu ao bolso 30 mil. Apanha 5 anos de pena suspensa

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 47 minutos atrás em 12-12-2025

O Tribunal de Coimbra aplicou uma pena de cinco anos de prisão, suspensa, a um agente da PSP que falsificou escalas de serviços gratificados com o objetivo de se apropriar de dinheiro e favorecer colegas da sua confiança. A decisão obriga ainda o agente a pagar 500 euros por ano a uma instituição de relevância social.

Segundo o Correio da Manhã, José Nogueira, de 53 anos, foi considerado culpado de manipular as escalas entre 2008 e 2012, escalonando para serviços remunerados polícias que estavam ao serviço, de férias ou de baixa médica. Segundo a acusação, o objetivo era que o próprio arguido — ou agentes próximos — executassem esses serviços, recebendo os pagamentos correspondentes.

PUBLICIDADE

publicidade

Durante esse período, Nogueira foi o agente que mais dinheiro recebeu por serviços gratificados, acumulando um total de 33 mil euros, valor que duplica o montante previsto nas ordens de serviço. Além das quantias pagas diretamente, parte do dinheiro recebido por outros polícias acabou também por lhe ser entregue.

PUBLICIDADE

No total, o agente arrecadou 33 mil euros ao longo de quatro anos.

Este não é o primeiro caso judicial envolvendo José Nogueira. Em 2015, o agente já havia sido condenado a 11 anos de prisão por assaltos a residências cometidos juntamente com outro colega da PSP.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE