Cidade

Coimbra evoca Torga

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 04-08-2016

 

PUBLICIDADE

Com o objetivo de assinalar o 109.º Aniversário do Nascimento do escritor Miguel Torga (pseudónimo do médico Adolfo Rocha, que nasceu a 12 de agosto de 1907, em Sabrosa – Vila Real, e morreu a 17 de janeiro de 1995, em Coimbra), a Câmara Municipal de Coimbra organiza, no próximo dia 12 de agosto, uma série de iniciativas para evocar a efeméride.

Miguel Torga

PUBLICIDADE

Num dia em que o acesso à Casa-Museu é gratuito – espaço que tem como missão divulgar a obra literária de Miguel Torga, preservar e expor publicamente objetos, da mais variada índole, relacionados com a identidade e a personalidade deste grande vulto da literatura portuguesa contemporânea que elegeu Coimbra para viver e trabalhar – a abertura ao público faz-se, excecionalmente, das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 19h00.

A evocação do 109.º Aniversário do Nascimento de Torga começa com duas iniciativas dirigidas ao público infantil. Das 10h00 às 11h00, o espaço acolhe um grupo de crianças do ATL do Centro Social e Cultural 25 de Abril, que participarão num ateliê desenvolvido a partir de textos de Miguel Torga.

PUBLICIDADE

publicidade

A ação, que contará com a colaboração de Alice Cardoso, da Associação Cultural “Recortar Palavras”, pega nas palavras do escritor – “Enquanto não alcances, não descanses! De nenhum fruto queiras só metade.” – para construir uma oficina de poesia com o desígnio de ocupar, pedagogicamente, o tempo livre dos mais jovens, proporcionando-lhes, assim, uma atividade que, através da palavra dita, ouvida, promove o gosto pela leitura.

Os jogos tradicionais preenchem a segunda parte da programação dirigida às crianças. Entre as 11h00 e as 12h00, Teresa Martins (animadora da Biblioteca da Brigada de Intervenção) acompanha esta atividade que, certamente, alegrará os mais pequenos.

A programação evocativa estende-se pelo período da tarde com a visita guiada – Coimbra dos Escritores: Coimbra n’A Criação do Mundo de Miguel Torga”, a partir das 14h30. Trata-se de um roteiro feito a pé e de trólei, que percorre alguns dos locais ligados às vivências do escritor/médico em Coimbra. O percurso parte do cimo da Ladeira do Seminário e o grupo é conduzido até à República da Estrela, de onde segue para a Universidade, descendo a Couraça de Lisboa, em direção ao Largo da Portagem, onde serão mencionados o consultório e o Monumento a Miguel Torga.

Seguidamente, o grupo desloca-se para o Largo das Ameias, onde esperará o trólei da linha n.º 103 (cada participante paga o bilhete de autocarro: 1,60€), em direção à Casa-Museu Miguel Torga, terminando o circuito torguiano com uma visita guiada a este espaço. A participação neste percurso requer inscrição, na Casa Municipal da Cultura, à Rua Pedro Monteiro; telef. 239 702 630; ou na Casa Aninhas, à Praça 8 de Maio; telef. 239 857 500.

A partir das 17h30, haverá ainda um recital poético, também na Casa-museu, apresentado por elementos da Tertúlia AEDO, da Associação Nacional de Apoio ao Idoso (ANAI), com o intuito de partilhar com o público presente as palavras do Poeta.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE