Politécnico

Coimbra: Estudo científico revela que gelatina vegetal reduz o colesterol

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 29-03-2022

Estudo científico da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) mostra que o potencial bioativo da carragenana, elemento presente na  gelatina vegetal, faz baixar os níveis de colesterol no sangue. 

PUBLICIDADE

Ana Valado, docente e investigadora da ESTeSC-IPC, explica que “este carboidrato é  obtido a partir de extratos de algas marinhas e reduz a porção de lípidos no sangue, isto  é, a quantidade de gordura acumulada”. As alterações no perfil lipídico provocadas pelo  uso da substância na produção de gelatina vegetal conduzem a “uma diminuição  significativa nos níveis de colesterol”, constata. 

O estudo indica que, além de contribuir para a não acumulação de gordura no sangue, a  carragenana funciona como antioxidante, anticoagulante, anticancerígeno, antifúngico e  antiviral. Estas características, a par de se tratar de uma substância que facilmente  incorpora uma solução aquosa, permitindo a formação de géis sem alterar o sabor ou a  cor, fazem da carragenana um elemento já amplamente usado na indústria alimentar,  como espessante, gelificante e estabilizante para a produção de leite achocolatado,  requeijão, cerveja e molhos. 

PUBLICIDADE

publicidade

A docente responsável explica ainda que “foi feita uma comparação de análises  sanguíneas em voluntários antes e após um período de 60 dias, durante o qual consumiram diariamente 100 ml de gelatina vegetal”. Os indivíduos que participaram no estudo  apresentavam níveis elevados de colesterol, sendo tanto do sexo feminino como  masculino, com idades compreendidas entre os 20 e os 64 anos seguindo uma dieta  mediterrânea. 

A redução dos níveis de colesterol provocada pela ingestão de gelatina vegetal, aliada a  um estilo de vida saudável, contribui para a prevenção ou diminuição das doenças  cardiovasculares, principal causa de morte em todo o mundo. Tendência esta que se  verifica também em Portugal, onde, anualmente, cerca de 31% dos óbitos se devem a  patologias do foro cardiovascular. 

PUBLICIDADE

Os vários colaboradores da investigação apontam a “necessidade de reduzir a taxa de  mortalidade” como uma das motivações para o estudo, enaltecendo o objetivo de mostrar  que, apesar de culturalmente menos usual, “uma dieta mediterrânea é capaz de usufruir  dos benefícios da ingestão de algas marinhas, que são ricas em minerais, vitaminas e  fibras e pobres em gorduras, algo característico dos países asiáticos, como o Japão, onde  a incidência de doenças cardiovasculares é reduzida e a esperança média de vida é maior”,  conclui Ana Valado.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE