Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Coimbra: Estudantes de Gestão promoveram debate com candidatos a deputados

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 24-09-2019

O líder do Chega defendeu hoje, em Coimbra, a redução do número de deputados na Assembleia da República, e o presidente da Iniciativa Liberal (IL) disse que os problemas do país só se resolvem com liberalismo.

PUBLICIDADE

“A primeira medida” que o presidente do partido Chega, André Ventura, adotará “quando chegar ao parlamento” será propor a redução do número de deputados para o “mínimo legal”, comprometeu-se hoje, em Coimbra, durante um debate com outros candidatos a deputados, promovido pelo Núcleo de Estudantes de Gestão da Associação Académica de Coimbra.

Embora saiba que a diminuição de parlamentares “pode prejudicar” o seu partido (e a generalidade das forças políticas mais pequenas), André Ventura não está a pensar em si – tem a sua carreira, a sua vida –, está “a pensar em Portugal”, assegurou.

PUBLICIDADE

publicidade

“Os partidos vão ter que votar no parlamento se são ou não a favor da redução [de deputados], mesmo que isso, nas eleições seguintes nos prejudique a nós. Não estamos a pensar em nós, estamos a pensar no país”, salientou, sustentando que “fazem falta partidos e políticos que pensem no país”.

Falando, no auditório da Faculdade de Economia de Coimbra, para uma plateia essencialmente de estudantes universitários, André Ventura disse que o seu partido olha para “as questões concretas das pessoas”, apesar de haver quem o acuse de populismo.

PUBLICIDADE

“Não sei se as ideologias morreram ou não, mas há uma coisa que sei, sei que nos últimos 40 anos” em Portugal não foram resolvidos “os problemas das pessoas” e o setor da saúde “é o melhor exemplo disso mesmo”, mas há outras áreas, como a da justiça, apontou, defendendo, designadamente a instauração da prisão perpétua para alguns casos.

Além do cabeça de lista do Chega por Lisboa, participaram também no debate, o presidente do Iniciativa Liberal, Carlos Guimarães Pinto (candidato pelo Porto), e os números um das listas por Coimbra Marta Temido (PS), Manuel Rocha (CDU) e João Navega (Aliança) e Fátima Ramos, que ocupa o quarto lugar na candidatura do PSD.

De acordo com os promotores do debate, subordinado ao tema ‘Legislativas 2019. Abstenção, és tu?’, foram convidados outros candidatos, mas não puderam estar presentes nem se fizeram representar.

“Portugal está estagnado porque não tem tido um partido liberal decente”, sustentou, por seu lado, o presidente do IL, Carlos Guimarães Pinto. “Achem o que acharem do liberalismo, o liberalismo funciona”, defendeu.

“Os países que mais cresceram nos últimos 20 anos adotaram políticas liberais, os países mais ricos da União Europeia seguiram políticas liberais”, afirmou, considerando que “o socialismo falhou em Portugal” e que “o liberalismo funcionou na Europa”.

Seriam poucos, entre os presentes no debate, aqueles que viveram “os anos fantásticos” das décadas de 1980 e 1990, disse Carlos Guimarães Pinto, destacando que então havia novos-ricos.

“Hoje já só quase podemos falar dos novos pobres”, pois “as pessoas deixaram de pensar que podem subir na vida apenas pelo seu trabalho” e convenceram-se de que “a única forma de subir na vida é emigrarem ou integrarem um dos grandes partidos”.

Para impedir que isso não aconteça com a geração dos atuais estudantes universitários, é necessária “uma economia diferente, um ambiente diferente”, para que as pessoas voltem a sentir que “o mérito e o trabalho podem ajudar a subir na vida” e se acabe com “uma cultura de inveja, de subtração” (em função da qual para um ganhar, outro tem de perder).

“Em vez de uma cultura de produção, instalou-se uma cultura de mentalidade socialista”, acrescentou.

Mas os problemas de Portugal “não se resolvem com socialismo, não se resolvem com totalitarismo, com justicialismo”, nem com extremismos, “resolvem-se com se resolvem em toda a Europa, com políticas respeitadoras da liberdade individual, económica e política”, com liberalismo, concluiu.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com