Cidade

Coimbra estreita relações e troca experiências com 5 irmãs estrangeiras

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 20-07-2019

No âmbito da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027, a Câmara Municipal (CM) e o Grupo de Trabalho da candidatura organizaram um encontro com as cidades-irmãs de Aix-en-Provence, Esch-sur-Alzette, Poitiers, Salamanca e Santiago de Compostela para o seminário “Europa de Cidades, Europa de Cultura”.

PUBLICIDADE

A sessão de abertura realizou-se ontem, no Salão Nobre dos Paços do Município de Coimbra, e contou com as intervenções do presidente da autarquia, Manuel Machado, que esteve acompanhado pela vereadora da Cultura, Carina Gomes, e do coordenador do Grupo de Trabalho da candidatura, o mágico Luís de Matos.

PUBLICIDADE

Manuel Machado considerou que este encontro com cidades-irmãs sobre Coimbra Capital Europeia da Cultura 2027 é também um pretexto para “para estreitar as relações de conhecimento e de troca de experiências”, e por isso o mote do seminário é “como estabelecer um quadro de cooperação e mobilidade europeia?”.

O presidente da CMC destacou que “a Capital Europeia da Cultura não é para nós uma meta final. É importante, mas é uma etapa de um processo que deve ser uma sementeira. Interessa-nos, por isso, o dia seguinte à celebração, isto é, o que vai perdurar depois da festa”.

PUBLICIDADE

publicidade

Antes de terminar, Manuel Machado voltou a agradecer a disponibilidade do Grupo de Trabalho coordenado por Luís de Matos, que representa uma grande congregação de vontades em torno deste objetivo.

Já o coordenador do Grupo de Trabalho da candidatura explicou aos convidados que, no seu entendimento, o desígnio da cidade de Coimbra é ser uma “porta giratória” onde ao longo do tempo entram “milhões de pessoas que são transformadas e a seguir vão transformar o Mundo”, sendo que, por isso, “o que acontece em Coimbra tem uma repercussão mundial absolutamente extraordinária”, considerou.

Luís de Matos defendeu também que “quando Coimbra for Capital Europeia da Cultura em 2027, Portugal será a área metropolitana dessa capital, de um país chamado Europa”, explicando a dimensão que se quer para este empreendimento.

O mágico prosseguiu e destacou que não se pretende que a Capital Europeia da Cultura em Coimbra seja a melhor realização comparada com as outras cidade portuguesas que já receberam essa distinção, mas que o objetivo, “que poderá ser utópico, mas é o que nos move”, é que seja “no mínimo, a melhor Capital Europeia da Cultura alguma vez realizada”.

O encontro prossegue durante o dia de hoje, no Convento São Francisco. Cada uma das cidades fará a apresentação das suas políticas culturais.

Pela CMC, a vereadora da Cultura, Carina Gomes,  apresenta a estratégia cultural da autarquia, destacando a relação com os agentes culturais, os principais eventos de escala internacional que acontecem em Coimbra e a vontade de estreitar a colaboração com estas cidades europeias em termos culturais e artísticos.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE