Coimbra

Coimbra: ESTeSC prepara academia internacional de Ciências Biomédicas Laboratoriais

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 08-10-2020

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) vai lançar, em parceria com instituições de ensino superior de Bergen (Noruega) e Turku (Finlândia), uma academia digital de Ciências Biomédicas Laboratoriais, de acesso livre a todos os profissionais e estudantes da área a nível mundial. O projeto – denominado BioTriCK e financiado em 360.050 euros pelo programa Erasmus+ Parcerias Estratégicas KA203 – pretende promover a partilha de conhecimento e melhorar a qualidade de formação na área das Ciências Biomédicas Laboratoriais.

PUBLICIDADE

Na prática, esta plataforma vai reunir um histórico de casos clínicos reais e disponibilizar ferramentas de aprendizagem inovadoras (jogos, aplicações, filmes e uma “bioPedia”, por exemplo), a partir de informação recolhida e trabalhada por docentes, profissionais e estudantes de Ciências Biomédicas Laboratoriais. “O objetivo é criar um ‘triângulo de conhecimento’, que permita desenvolver o ensino e melhorar a relação entre os estudantes, os monitores de estágio e a Escola”, explica Armando Caseiro, um dos docentes responsáveis pelo projeto BioTriCK na ESTeSC.

PUBLICIDADE

Além da ESTeSC-IPC, integram este consórcio a Western Norway University of Applied Sciences e a Turku University of Applied Sciences, sendo ainda parceiros do projeto o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, e os hospitais de Bergen (Noruega) e Turku (Finlândia), onde os alunos desenvolvem estágio curricular. Note-se que, no caso da licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais da ESTeSC, o 4º ano de curso é realizado, maioritariamente, em contexto de estágio, sob monitorização de técnicos superiores de diagnostico e terapêutica da área.

“O estágio é um momento crítico para a formação”, frisa Armando Caseiro, lembrando que a experiência de cada estudante é, naturalmente, diferente em função do contexto que encontra. A partilha de experiências – nomeadamente de casos clínicos – através da academia digital, e em colaboração internacional, vai garantir “maior homogeneidade de distribuição de conhecimento, permitindo que os alunos saiam mais robustos da prática clínica”, frisa.

PUBLICIDADE

publicidade

Também os profissionais vão beneficiar desta troca de experiências e conhecimento, até porque a European Association for Professions in Biomedical Science (outro parceiro do projeto) vai garantir a divulgação da academia por uma rede alargada de profissionais das Ciências Biomédicas Laboratoriais europeus.

Com um período de implementação de três anos, o BioTrick está ainda numa fase inicial de desenvolvimento. A primeira reunião transnacional acontecerá em novembro, prevendo-se que a versão experimental da academia digital possa ser lançada em 2022.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE