Coimbra

Coimbra “esburacada” até 2025

Susana Brás | 3 meses atrás em 24-01-2024

Imagem: Arquivo

São várias as obras do Sistema de Mobilidade do Mondego que estão a decorrer em simultâneo na cidade de Coimbra provocando uma dor de cabeça ao nível da mobilidade dos conimbricenses.

PUBLICIDADE

No site da empresa é possível acompanhar as obras do metrobus em todo o canal e de acordo com a última atualização publicada às 17:15 de terça-feira, 23 de janeiro, são cerca de duas dezenas de intervenções que estão em curso em Coimbra e na Lousã.

Na cidade dos estudantes as obras estão a decorrer em vários pontos como: na Avenida Fernando Namora, Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, Avenida Sá da Bandeira, Largo da Portagem, Avenida Emídio Navarro, HUC, Coimbra B, Rua Augusta, Avenida da Lousã, entre outros locais, Via Central.

PUBLICIDADE

O presidente do Conselho de Administração da Metro Mondego admite que as obras do “metro bus” têm impactos na circulação rodoviária da cidade.

“Até final deste ano a ligação entre a Portagem, em Coimbra, e Serpins, no concelho da Lousã, deverá estar terminada até ao final deste ano”, adiantando, ao Notícias de Coimbra, que “o resto da rede deve ficar concluída em 2025” .

PUBLICIDADE

publicidade

João Marrana salienta que ” a zona mais crítica ou mais sensível é a Linha do Hospital, onde existe maior dificuldade em avançar”, referindo que “é um trabalho de muita minúcia e não se consegue, passo a expressão, industrializar, como se fez no suburbano”, sustentou.

O administrador sublinhou que a ” a obra na Via Central deverá ficar concluída no primeiro semestre”.

João Marrana reconhece que “esta será a fase mais desanimadora em que se vê pouca luz ao fundo do túnel e vê-se muitas obras na cidade”.

O responsável espera que “nos próximos tempos se comece a ver diversos troços do canal a ficarem prontos”.

O presidente do Conselho de Administração da Metro Mondego falava aos jornalistas à margem da assinatura do protocolo de colaboração entre o Município de Coimbra e a empresa, destinado a definir os termos da elaboração, execução, acompanhamento e manutenção dos projetos do Plano de Reforço de Estrutura Arbórea em Coimbra.

No âmbito deste documento, está já definida a plantação de 608 árvores em espaço municipal urbano:  436 árvores na Ribeira do Vale das Flores, 106 em quatro espaços específicos na Avenida Ferrer Correia e outras 66 árvores que serão plantadas em alguns locais da zona da Solum.

“São os três primeiros passos dados de um processo que não está fechado. Haverá outros projetos progressivamente”, recorda o responsável.

“O compromisso da Metro Mondego é assegurar que serão plantadas três árvores por cada uma que seja necessário abater no âmbito do projeto do Sistema de Mobilidade do Mondego”, salienta João Marrana.

O presidente da autarquia reforça a ideia de uma “Coimbra mais verde, mais saudável” com este projeto.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE