Coimbra

Coimbra: “Embarcação do Inferno” assinala 10 anos em cena

Notícias de Coimbra | 8 minutos atrás em 03-02-2026

A Escola da Noite e o Cendrev apresentam na próxima sexta-feira, 6 de Fevereiro, pelas 19:00, no Teatro da Cerca de São Bernardo, a ducentésima quinquagésima sessão do espetáculo “Embarcação do Inferno”, de Gil Vicente. A co-produção entre as companhias de Coimbra e Évora está em cena há dez anos e já foi vista por mais de 25 mil espectadores/as.

Estreado em 2016, celebrando os 500 anos da primeira apresentação pública da mais conhecida e emblemática peça de Gil Vicente, também conhecida como “Auto da Barca do Inferno”, o espectáculo tem encenação de António Augusto Barros e José Russo e conta com um elenco composto por intérpretes das duas companhias. Caso raro de longevidade no teatro português, “Embarcação do Inferno” é um marco nos percursos das duas companhias, ambas com larga tradição na divulgação do reportório vicentino e reconhecidas pelo gosto em trabalhar o texto original, ainda que através de abordagens cénicas contemporâneas.

PUBLICIDADE

publicidade

Ao longo destes dez anos, foi apresentado em 15 localidades portuguesas e representou Portugal no Festival Internacional de Teatro Clássico de Almagro, em Espanha. Nas cidades de Évora e Coimbra, os grupos têm apresentado temporadas anuais para o público escolar e para o público em geral, sempre recebidas com grande entusiasmo por parte dos espectadores.

A encenação convida o público a voltar a olhar para a peça e a confrontar-se com tudo o que ela continua a ter para nos oferecer, cinco séculos depois de ter sido escrita. No texto que escreveu para o programa do espectáculo, o consultor científico do projecto, José Augusto Cardoso Bernardes, destaca: “pela mão qualificada, segura e inventiva d’A Escola da Noite e do Centro Dramático de Évora, ficamos em condições de problematizar temas de sempre: Morte e Vida, Mal e Bem, Ter e Poder. E, para tal, nem sequer precisamos de sair completamente do século XXI. Com os pés assentes no nosso tempo, bastará alongar o ouvido e apurar a visão para escutar a sensibilidade e a moral de um outro tempo que, afinal, não está ainda tão afastado de nós como pode parecer.”

“Embarcação do Inferno” conta actualmente com as interpretações de Ana Meira, Igor Lebreaud, Jorge Baião, José Russo, Maria Marrafa, Miguel Magalhães, Ricardo Kalash e Rosário Gonzaga, tendo também feito parte do elenco Maria João Robalo, Rui Nuno e Sofia Lobo, entretanto substituídos/as por razões de saúde. A cenografia tem a assinatura de João Mendes Ribeiro e Luísa Bebiano, os figurinos e bonecos são de Ana Rosa Assunção, o desenho de luz de António Rebocho e a música original de Luís Pedro Madeira.

Os bilhetes para a sessão especial que assinala as 250 representações custam entre 5 e 10 euros e já podem ser comprados na ticketline ou reservados pelos contactos habituais do TCSB: 239 718 238 / 966 302 488 / bilheteira@aescoladanoite.pt