Coimbra

Coimbra em onda solidária para apoiar Leiria

Notícias de Coimbra | 32 minutos atrás em 30-01-2026

Depois da tempestade que atingiu Portugal de norte a sul, Coimbra mobiliza-se numa onda de solidariedade para apoiar as regiões mais afetadas pela depressão Kristin, com especial atenção ao distrito de Leiria, onde os estragos são visíveis e as necessidades urgentes.

PUBLICIDADE

publicidade

Na cidade, várias entidades juntaram esforços para recolher bens essenciais destinados às populações que ficaram em situação de maior vulnerabilidade. Uma dessas iniciativas é promovida pela Associação Académica de Coimbra (AAC), que anunciou publicamente o seu envolvimento numa ação de apoio social” “A Associação Académica de Coimbra associa-se a uma iniciativa de responsabilidade social e solidariedade institucional, com o objetivo de apoiar as populações afetadas pela recente Tempestade Kristin. Neste sentido, apelamos à colaboração da comunidade académica e da sociedade civil em geral, através da doação de bens alimentares não perecíveis e produtos de higiene, essenciais para responder às necessidades imediatas das vítimas”.

“Os donativos podem ser entregues na papelaria da Associação Académica de Coimbra, “entre as 09h30 e as 17h30, ao longo destas próximas duas semanas, de modo a que os bens revertam rapidamente para as populações em situação de maior vulnerabilidade”, acrescentaram.

Também a Junta de Freguesia de São Julião, na Figueira da Foz manifestou solidariedade para com os afetados pela intempérie, com foco particular no distrito de Leiria: “A Junta de Freguesia de São Julião manifesta a sua total solidariedade para com todas as populações afetadas pela passagem da Tempestade Kristin, em particular no Distrito de Leiria.” No âmbito desta iniciativa, está a decorrer uma recolha de bens essenciais, incluindo ” bens não perecíveis, produtos de higiene e lonas e plásticos”.

As doações podem ser feitas diretamente na sede da Junta de Freguesia, sendo que “todos os donativos recolhidos serão entregues às Freguesias do Distrito de Leiria, de forma a apoiar quem mais precisa neste momento difícil”.

Há ainda outro ponto de recolha disponível na cidade: “no bairro Norton de Matos, no edifício das Forças Armadas, na Rua Pedro Alvares Cabral nº100 também poderá deixar bens necessários”.